Teste de fundações usa técnica especial na Colômbia

07 March 2016

prueba pilotes fundaciones colombia

prueba pilotes fundaciones colombia

A fim de validar a capacidade de carga das fundações de um terminal portuário em Cartagena das Índias, na Colômbia, a construtora Alvarado & During realizou a primeira prova de carga offshore na costa norte do país, colocando as estacas sob compressão de 1 mil toneladas e tensão de 550 toneladas. Para a prova, se utilizou a norma internacional ASTM-D4593, “piles under static axial compressive load, standard test method for”, da Sociedade Americana de Ensaios e Materiais, dos Estados Unidos.

Na primeira instância de testes, se realizou prova de compressão de uma estaca, na qual se confirmou a resistência para a qual estão projetados e a deformação vertical que se obtém com a aplicação da carga, entre outros aspectos. Em um segundo momento, se realizou o teste de tensionamento da mesma estaca, na qual se confirmou a resistência oferecida ao ser levantada, e a deformação vertical que se obtém sob esta condição.

A fundação posta à prova era composta por três vigas metálicas com dimensões e rigidez suficientes para suportar as cargas impostas: de compressão (1 mil toneladas) e tensão (550 toneladas). O sistema de medição da estaca incorporou equipamentos como guindastes, solda especial, elementos metálicos para reforçar o sistema, manômetros e deformímetros.

Este tipo de teste em situação de mar aberto é pouco frequente na indústria, devido a seus altos custos e à escassez de capacidades técnicas para sua realização, além de riscos de segurança industrial implícitos.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL