Tesla entrega primeiro caminhão elétrico

Caminhão foi apresentado em 2017.

O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, entregou na última quinta-feira (01) o primeiro caminhão pesado da empresa, o Semi, à PepsiCo, mas não ofereceu previsões atualizadas sobre qual será seu preço, planos para a fabricação ou sua capacidade de transporte de carga.

Em 2017, a Tesla havia dito que a versão com autonomia de 482 quilômetros do Semi custaria US$ 150 mil dólares, e a versão de 804 quilômetros, US$ 180 mil. Porém, os preços dos veículos elétricos de passageiros da fabricante aumentaram acentuadamente desde então. Foto: Divulgação

Musk, alegou que o caminhão movido a bateria reduzirá as emissões de poluentes, e pode superar os modelos existentes a diesel em força e segurança.

O caminhão foi apresentado em 2017, mas sua produção em larga escala, inicialmente prevista para 2019, sofreu atrasos.

Outros fabricantes já entraram nesse mercado, entre eles marcas tradicionais como Daimler, Volvo, Traton e a empresa chinesa BYD. As entregas apenas começaram, e muitas encomendas já foram feitas.

Empresa não anunciou preços para o Semi, não forneceu detalhes sobre versões do caminhão que havia projetado inicialmente ou revelou previsão de entregas para a PepsiCo ou outros clientes.

A Tesla também não divulgou o peso de um Semi descarregado, uma especificação fundamental que os analistas esperavam obter e uma consideração importante para a eficiência dos caminhões elétricos.

O Semi usa três motores elétricos desenvolvidos para a versão de desempenho do Model S, da Tesla, com apenas um deles em velocidade de rodovia e dois de reserva para quando o caminhão precisa acelerar, um recurso que torna-o mais eficiente em termos de energia, disse Musk.

“Essa coisa tem uma força absurda em relação a um caminhão a diesel”, disse Musk. “Basicamente, é como um elefante se movendo como um guepardo.”

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL