Terraplanagem: escavação profunda

Escavadeiras e retroescavadeiras competem por uma maior participação de mercado na demanda de equipamentos na América Latina.

Retroexcavadora B110C Retroescavadeira B110C. (Foto: New Holland)

O ano passado marcou 70 anos desde o fundador da JCB, Joseph Cyril Bamford inventou o conceito de retroescavadeira e fabricou o primeiro modelo combinando uma pá dianteira e um braço escavador traseiro em uma máquina.

Desde então, tanto a empresa inglesa como os principais fabricantes de equipamentos de construção do mundo continuaram a desenvolver e melhorar o conceito, transformando o equipamento num dos mais procurados na construção latino-americana.

Porém, a escavadeira vem ganhando cada vez mais espaço e às vezes superando a demanda por retroescavadeiras. “As escavadeiras têm apresentado tendência crescente e devem crescer ainda mais nos próximos anos. Essa é uma tendência que já ocorre em vários países do mundo”, explica Roberto Marques, gerente de vendas para América Latina da John Deere.

A John Deere 160G LC oferece uma profundidade máxima de escavação de 5,98 m. (Foto: John Deere)

Xavier Ayerza, Gerente de Produto para a América Latina (excluindo Brasil) da LiuGong explica que a demanda por escavadeiras vem crescendo na América Latina e representa cerca de 33% da demanda total por máquinas de construção. “Em 2022 foram vendidas cerca de 22 mil unidades segundo a AEM e este ano (2023), apesar da queda de cerca de 25%, serão vendidas cerca de 16 mil unidades. Por isso, é um mercado extremamente importante para a LiuGong ”, afirma.

Uma empresa especializada em escavadeiras é a Link- Belt, a empresa tem forte presença no mercado latino-americano, que atende através da LBX Brasil. “ Trabalhamos muito próximos de nossos distribuidores, entendemos as particularidades e desafios de cada mercado e desenvolvemos, junto com nossa fábrica no Japão, produtos inovadores para as mais diversas aplicações que se tornam referência em seus locais de atuação”, afirma Rafael Antonio, gerente de pós-venda para América Latina da Link-Belt.

Mercados com tendências diferentes

Jihye Park, líder da equipe para a América Latina da Develon , comenta que a demanda do mercado por máquinas de construção em 2023 na América Latina teria caído em comparação com 2022. “Mas isso não significa que todos os países da região enfrentaram uma redução. Em relação à base do segmento regional, Mercosul e especialmente Brasil e Argentina, as demandas do mercado foram reduzidas devido à inflação elevada, ao aumento das taxas de juros e à escassez de operadores qualificados. Na região ocidental, incluindo Chile e Colômbia, a procura de habitação nestes principais países despencou nos primeiros trimestres do corrente ano, o que significa que o segmento da construção, em geral, está em recessão.

Equipo de Develon Care en México Equipe da Develon Care no México. (Foto: Develon)

Porém, este não tem sido um sinal vermelho para todo o mercado da construção, afirma o executivo, que explica que a América Central vem crescendo. “Do ponto de vista de toda a região, o que é feliz é o crescimento da América Central. “Esta região apresenta a procura de mercado como uma tendência crescente devido à influência da economia dos EUA, particularmente no México.”

Marcelo Bracco, diretor executivo da Manitou para a América Latina, também concorda com a contração de 2023. “Desde meados do ano o mercado brasileiro caiu cerca de 10%. Ainda assim, a Manitou cresceu em quota de mercado. Em relação ao mercado sul-americano, também notamos uma queda desde o início do ano, na ordem de 25%. No entanto, a quota de mercado da Manitou também tem vindo a crescer, com a nomeação de novos distribuidores na região”, explica.

Embora alguns mercados possam estar mais fracos, as perspectivas não têm necessariamente de ser negativas e a América do Sul poderá esperar vendas sólidas de equipamentos. construção entre 2023 e 2027, embora isso dependa muito da estabilidade política do subcontinente. Isto foi afirmado durante o mês de outubro em uma nova previsão da empresa especializada em pesquisas de mercado Off- Highway.

Na verdade, durante o último trimestre do ano passado, a HD Hyundai Infracore anunciou o pedido de 51 escavadeiras Develon destinadas a impulsionar projetos de infraestrutura pública no Brasil. Essas aquisições são destinadas, em parte, ao projeto de construção da ferrovia em Mato Grosso, com vinte e duas escavadeiras de alta tonelagem (80 t e 53 t) e vinte e nove escavadeiras médias de 14 t que serão utilizadas no projeto de licitação pública em Rio Grande do Sul.

Lançamentos

Quando se trata de retroescavadeiras, a classe mais popular está na faixa de 80 a 99 cavalos de potência, o que em termos gerais cobre mais de 65% do mercado latino-americano. Se a retroescavadeira atrai pela versatilidade, é justamente esse tamanho que oferece mais opções, atendendo a diversos tipos de operações, tanto na construção pública quanto na privada; saneamento; valas, terraplenagens e manutenção de estradas. Resumindo, eles podem participar de qualquer trabalho onde seja necessária a movimentação de material.

Justamente dentro desta faixa , destaca-se o recente lançamento da Manitou no Brasil, sua retroescavadeira MBL-X 900. Segundo Bracco, as retroescavadeiras da marca são extremamente versáteis, bastando trocar os acessórios da máquina para obter uma solução para cada necessidade.

La Manitou MBL X 900 O Manitou MBL X 900. (Foto: Manitou)

A estratégia do Grupo Manitou no Brasil é ampliar sua participação no mercado local, em parceria com distribuidores, além de implementar todas as linhas de produtos, como manipuladores, plataformas minicarregadeiras e empilhadeiras todo terreno. “O lançamento da retroescavadeira faz parte desse plano de expansão e trará maior reconhecimento da marca em todo o mercado brasileiro”, reforça.

A John Deere também aposta no segmento e apresentou em novembro sua retroescavadeira 310 P. Esse novo modelo é equipado com motor eletrônico que, segundo a empresa, oferece equilíbrio entre potência, conforto e tecnologia.

Comparado ao seu antecessor, o modelo 310L, o 310 P demonstra melhorias significativas no desempenho, com tempo de ciclo de carregamento de caminhão cerca de 3% mais rápido.

O motor elétrico de 4,5L também oferece uma resposta mais eficiente, funcionando a RPM aproximadamente 10% menor que o 310L, resultando em uma redução notável no consumo de combustível de até 11%.

Agora, referindo-se às escavadeiras, cerca de 50% da demanda está concentrada no segmento de 20 a 25 toneladas. Essas escavadeiras são utilizadas por diversos segmentos como construção, óleo e gás, pequena mineração, aluguel e silvicultura. “Para atender a demanda e oferecer uma oferta completa, a LiuGong oferece três modelos como o 920E, 922E e 925E com caçambas que variam de 0,45 a 1,6m³. Oferecemos equipamentos de alcance, escavação em massa e super alcance ( longo alcance )”, comenta Ayerza.

PC360LC8M2 está particularmente enfocado en construcción pesada y minería de agregados. O PC360LC8M2 é particularmente focado em construção pesada e mineração agregada. (Foto: Komatsu)

Mas também houve um movimento em direção a escavadeiras cada vez maiores. Segundo Leandro Bueno, gerente administrativo de marketing de produtos e vendas da divisão de equipamentos de construção da Komatsu, “observamos uma migração de clientes para equipamentos maiores, tendência que se consolidou desde o último pico de demanda no mercado. “Essa tendência continua no mercado de escavadeiras hidráulicas, onde os clientes procuram cada vez mais equipamentos adequados às suas aplicações.”

A empresa lançou o PC360LC-8M2, que segundo o executivo foi desenvolvido pensando em melhorias importantes em termos de segurança, maior produtividade, facilidade de manutenção e conforto do operador. O equipamento conta com reforços estruturais em pontos-chave como anel giratório, lança e braço, além de maior potência, o que se traduz em até 4% mais produtividade em relação aos modelos anteriores. A escavadeira hidráulica de 36 toneladas será utilizada em todos os segmentos, mas com foco em construção pesada e mineração de agregados.

“Atualizamos nossa linha de escavadeiras, apresentando a PC200-10M0 e a PC360LC-8M2, justamente para atender a demanda do mercado por equipamentos mais eficientes e adequados às operações, seja para obras mais leves, no caso da PC200-10M0, ou para obras pesadas. construção e mineração agregada, com a PC360LC-8M2”, diz Bueno.

A Develon também trouxe novidades sobre escavadeiras no ano passado. A empresa lançou 19 modelos ‘DX-7M’ de 2 a 53 toneladas para os mercados Tier 2 e Tier 3 em todo o mundo.

Desde o menor modelo da linha, a miniescavadeira DX27Z-7M de 2,8 toneladas, até as maiores, as escavadeiras DX530LC-7M, todos os modelos ‘DX-7M’, nas palavras da empresa, oferecem melhorias significativamente em comparação com a geração anterior de máquinas . Isto se deve a muitas melhorias, incluindo motores mais potentes e novos sistemas hidráulicos de maior fluxo.

LiuGong ofrece una amplia gama de miniexcavadoras de 1,8 a 8 ton A LiuGong oferece uma ampla gama de miniescavadeiras de 1,8 a 8 toneladas. (Foto: LiuGong)

Um segmento hoje menor, mas que também se expandiu, é o das miniescavadeiras (entre 1 e 8 toneladas). Se há cinco anos esses aparelhos representavam 17% do mercado, hoje estão posicionados em 25%. Segundo Ayerza, da LiuGong , seu uso é frequente para saneamento urbano, assentamento de redes, pequenas construções e aluguéis. Este mercado foi inicialmente dominado por marcas tradicionais da América do Norte, Japão e Coreia, mas ultimamente as marcas da China têm vindo a crescer fortemente.

Durante a Agrishow do ano passado no Brasil, a LiuGong lançou sua miniescavadeira 9017F, que, segundo a empresa, oferece conforto, desempenho e baixo custo operacional com tamanho certo para trabalhos de diversos portes. O raio de giro zero permite trabalhar em locais de difícil acesso com total segurança e produtividade. Com motor de 15,8 CV, o modelo oferece potência necessária para escavar até 2,2 m com caçamba de 0,045 m³ e peso de 1.750 kg na configuração esteira de borracha e 1.850 kg na esteira de aço.

Inovações

Grande parte das inovações tecnológicas busca reduzir o consumo de combustível. “Nossos clientes têm buscado equipamentos cada vez mais eficientes, principalmente do ponto de vista de consumo de combustível, por isso lançamos a nova PC200-10M0, a nova linha de escavadeiras de 20 toneladas da Komatsu no Brasil. Ele atende à crescente demanda do mercado por equipamentos versáteis e com baixo consumo de combustível”, afirma Bueno.

Segundo a empresa, o novo modelo traz diferenciais relevantes, entre eles a entrega de mais material por tempo trabalhado, devido à maior força de partida do braço, proporcionando 30% mais produtividade que outras escavadeiras hidráulicas de 20 toneladas. “Além disso, o sistema hidráulico com maior vazão, 24% maior, e com maior pressão no circuito do implemento, ou seja, 15% a mais de pressão, aliado ao volume do tanque de combustível, 25% maior, transporta a máquina para outro nível de entrega”, diz o executivo.

La retroexcavadora New Holland B95 New Holland B95. (Foto: New Holland)

Outra grande melhoria ocorre nos sistemas hidráulicos. Para isso, como explica Ayerza, a LiuGong utiliza o que chama de IPC, ou módulo de controle inteligente, que monitora e controla o sistema mecânico, elétrico e hidráulico para que a escavadeira maximize a produção, priorize o baixo consumo e maximize a força de elevação ou precisão. , seja para escavação ou para utilização de implementos hidráulicos como martelos, garras, etc. “Outras tecnologias que aplicamos na LiuGong são regeneração, redistribuição ou concentração de fluxo hidráulico. Desta forma, as nossas escavadoras maximizam a eficiência e a produtividade”, explica.

Mariana Bicalho , gerente de marketing da New Holland Construction , destaca que “a família de escavadeiras hidráulicas New Holland A construção é equipada com motores eletrônicos certificados Tier III , capazes de reduzir o consumo de combustível em quase 14% em relação à média da linha antecessora. Além disso, possuem filtro triplo de combustível para maior proteção e confiabilidade do sistema de injeção.”

Mas além da preocupação com o menor consumo de combustível, “a segurança e a facilidade de operação são outras tendências que veremos cada vez mais no futuro, assim como o uso da telemetria”, afirma Ayerza. “Então é comum contar com auxílio para escavação 2D, uso de cercas virtuais e câmeras de visão 360°. Tudo isso está presente em nossa nova série de escavadeiras”, afirma o executivo da LiuGong .

Marques, da John Deere, concorda com isso. “A maior parte da inovação vem da conectividade para que o gestor da frota e os operadores possam extrair o máximo desempenho da máquina”, diz ele.

Nesse sentido, Bicalho destaca que as equipes da New Holland A construção incorpora o Fleet Connect , um pacote de serviços, processos e ferramentas que permite à concessionária ajudar a manter a disponibilidade e produtividade da frota do cliente. Além disso , nossas escavadeiras possuem três modos de trabalho: Modo SP (Velocidade Prioridade Modo), que é usado em aplicações onde velocidade e produtividade são importantes; Modo H (Modo Pesado), utilizado em aplicações onde a prioridade é a força de escavação, mas com menor consumo de combustível; e Modo A ( Ajuste Modo ), para aplicações gerais. Neste modo, Potência O Boost está sempre ativado”, detalha.

Por seu lado, a Link- Belt também acompanha de perto as necessidades do mercado e “procura estar sempre na vanguarda das inovações, aplicando tecnologias avançadas nas suas escavadoras. Uma das tecnologias que é grande aliada para melhorar a eficiência e produtividade é o exclusivo sistema de telemetria RemoteCare , que vem incluso de fábrica e sem custo para o usuário”, comenta Rafael Antonio.

Estão disponíveis diversas funções, como rastreamento da máquina, bloqueio geográfico de áreas definidas, além de informações sobre o desempenho da escavadeira em campo, alertas de manutenção, análise diária da operação, códigos de erro, consumo diário de combustível, entre outros.

A Develon também aplica inovações importantes em seus equipamentos. A escavadeira DX220LC-7M de 22 toneladas e todas as escavadeiras maiores desde a DX300LC-7M apresentam tecnologia Virtual Bleed Off (VBO). O sistema utiliza uma bomba eletrônica controlada por pressão dentro de um sistema hidráulico de centro fechado para aumentar a produtividade em até 17% e melhorar a eficiência de combustível em até 32%, dependendo do modelo e modo selecionado. A válvula de controle principal centralizada e fechada minimiza a perda de pressão, enquanto a bomba eletrônica controlada por pressão gerencia e otimiza a potência do motor de forma mais eficaz.

Develon DX530LC-7M O Developon DX530LC-7M. (Foto: Develon)

A resposta rápida ao operador através do joystick resulta em melhor controle da máquina e redução da fadiga do operador. A aceleração e desaceleração das funções do grupo de trabalho da escavadeira são mais suaves, permitindo que os operadores realizem movimentos repetitivos de balanço e escavação com menos movimentos bruscos.

Outra característica da maioria dos modelos a partir de 20 toneladas que contribui para a redução do consumo de combustível é o sistema Smart Power Control (SPC). O sistema SPC controla automaticamente as RPM do motor para fornecer o torque adequado com base na carga de trabalho e na velocidade para garantir a melhor eficiência de combustível.

Bracco, da Manitou , afirma que a empresa está a investir fortemente na electrificação de máquinas, tornando-as mais simples e mais eficientes em termos de emissões.

“Em termos de produtividade, trabalhamos cada vez mais com conectividade para gerenciar a máquina, aumentando eficiência e desempenho. Muitos clientes, inclusive de outros fabricantes, desejam adquirir nossas soluções porque aumentam a produtividade e a eficácia de seus equipamentos”, afirma o executivo.

Desafios do mercado

Em um cenário industrial dinâmico na América Latina, um dos desafios enfrentados pelas diversas marcas é o pós-venda e a estruturação de revendedores.

Segundo Xavier Ayerza, “o principal desafio de uma marca como a nossa é criar uma estrutura sólida de pós-venda. É por isso que contamos com uma extensa rede com 20 distribuidores e mais de 100 filiais ou rede de distribuição exclusiva. “Todos eles têm um grande investimento em estoques de peças, técnicos e veículos de serviço.”

Una empresa especializada en excavadoras es Link-Belt. Uma empresa especializada em escavadeiras é a Link-Belt. (Link-Belt)

Da mesma forma, é constante o apoio que a LiuGong presta em formação, certificações técnicas e aconselhamento de profissionais. “Acreditamos que o diferencial está em prestar um serviço de qualidade, em assessorar corretamente nossos clientes e ter uma resposta rápida tanto dos mecânicos quanto das peças de reposição”, afirma o executivo.

Bracco, de Manitou, concorda plenamente. “As necessidades dos clientes têm se concentrado no pós-venda, que é onde estamos investindo muito. Atendimento rápido de peças, com produto robusto que possui alta possibilidade de produtividade e intervenções rápidas, sem paradas de máquina.”

“O maior desafio que temos na América Latina é a estruturação de concessionárias. No Brasil, fizemos uma revisão total dos distribuidores de serviços autorizados, onde cancelamos cerca de 30 distribuidores e nomeamos 14 que cobrem 100% do mercado nacional. No mercado sul-americano tínhamos seis distribuidores e hoje temos 12. Da mesma forma, na América Central tínhamos três distribuidores e hoje também temos 12”, finaliza.

Link- Belt também destaca a importância do serviço pós-venda para o negócio. “Serviços de suporte, disponibilidade imediata de peças de reposição, consultas técnicas e manutenção são considerados os pilares estratégicos. Recentemente, fortalecemos ainda mais nossa equipe de especialistas na América Latina, que trabalham em estreita colaboração com os distribuidores para oferecer a melhor experiência aos nossos clientes”, comenta Rafael Antonio. “A empresa busca frequentemente parcerias estratégicas com distribuidores locais para ampliar sua presença e oferecer serviços mais personalizados e ágeis aos clientes.”

Participación de retroexcavadoras en cada mercado. Participação de retroescavadeiras em cada mercado. (Imagem: LiuGong)

Retroexcavadora B110C Retroescavadeira B110C. (Foto: New Holland)

La excavadora PC200100M0 de Komastu Escavadeira PC200100M0 da Komastu. (Foto: Komatsu)

Distribuidores LiuGong na América Latina. (Imagem: LiuGong)

Una excavadora John Deere 470G LC Uma escavadeira John Deere 470G LC. (Foto: John Deere)

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL