Termotex demonstra as vantagens da conectividade

21 September 2021

Termotex Trimble BIM Foto: Termotex

A Termotex SA, empresa especializada em desenho, integração, pré-fabricação e montagem de sistemas construtivos isolantes industrializados e com mais de 15 anos de experiência, afirma estar transformando seu negócio e agilizando seus fluxos de trabalho graças à tecnologia de modelagem, colaboração, realidade mista e design Trimble.

De acordo com a empresa, a abordagem de edifício conectado aumenta a produtividade em 50% e reduz os custos de mão de obra em 60%. Com escritórios no Panamá, Aruba, Curaçao, Bonaire, República Dominicana e Estados Unidos, a empresa almeja ser o principal provedor deste tipo de sistema na América.

“Como uma empresa com visão de futuro, a Termotex está empenhada em investir em tecnologia de construção que pode melhorar os processos de negócios e impulsionar o crescimento geral. Aproveitando uma ampla gama de soluções Trimble e adotando uma abordagem de construção conectada, a Termotex está otimizando seus processos e oferecendo precisão, eficiência e qualidade incomparáveis ​​”, disse a empresa em um comunicado.

Desafio

Coordenar equipes, decifrar planos e verificar planos para uma construção tranquila e eficiente pode ser uma tarefa complexa se você não tiver a tecnologia certa. Nesse contexto, a Termotex passou a criar projetos BIM por conta própria e passou a usar tablets em vez de planos em papel no ambiente de trabalho, o que ajudou a evitar alguns erros.

Mas ter um modelo BIM não é, por si só, uma solução absoluta para aumentar a velocidade e a precisão de suas obras. Dessa forma, Andrés Casanova, CEO e proprietário da empresa, buscou uma forma de utilizar uma combinação de tecnologias e novos fluxos de trabalho que permitissem a automação e a troca de dados do início ao fim. Ele também queria usar a realidade mista como a melhor maneira de alavancar seus modelos BIM no contexto do local de trabalho real durante todo o processo de construção.

Soluções Trimble para conectividade

A Termotex adotou várias soluções de tecnologia Trimble para maximizar os dados de construção e a colaboração em tempo real

Termotex Trimble BIM Foto: Termotex

para todo o ciclo de vida de projeto, construção e operação. Começando com o Trimble Tekla Structures para projeto BIM, os projetistas e engenheiros do Termotex podem agora criar modelos 3D completos e ricos em informações que contêm todos os dados necessários para construir e manter uma estrutura. Geometrias precisas ajudam a descobrir problemas mais cedo, e componentes ricos em dados espelham componentes físicos para ajudar a garantir que os projetos se tornem realidade. O Termotex também usa o Trimble SysQue para criar um modelo MEP edificável com base no conteúdo de fabricação específico do mundo real que está pronto para a fabricação.

Com esta abordagem de construção conectada, você estende o uso do BIM além do projeto, usando os mesmos dados de construção no campo e conectando-os às estações totais robóticas da Trimble para projeto.

Termotex Trimble BIM Foto: Termotex

Por exemplo, o RPT600 com recursos automatizados e fluxos de trabalho guiados do Trimble Field Link ajudam os trabalhadores de campo a identificar localizações exatas no site que correspondem a pontos no modelo com incrível precisão. “Com o Trimble RPT600, podemos medir posições de maneira mais rápida, fácil e precisa, e com menos pessoas no local”, disse Casanova.

Quando é hora de montar, a solução de realidade mista Trimble Connect para HoloLens permite combinar objetos do mundo real com hologramas digitais, visualizando o modelo edificável sobrepondo-o no ambiente físico, ajudando a garantir o controle de qualidade.

A Termotex usa o Trimble Connect for HoloLens para verificar a montagem correta de peças de aço estrutural conformado a frio (CFS) codificadas. “Com o Trimble Connect for HoloLens, podemos visualizar relações espaciais entre objetos e interagir com hologramas projetados em tempo real para identificar rapidamente problemas, fazer alterações e colaborar com partes interessadas remotas. Também podemos acompanhar cada etapa de um escritório remoto, para garantir que qualquer peça pré-fabricada seja colocada no lugar certo na hora certa ”, disse Casanova.

Resultados
Termotex Trimble BIM Foto: Termotex

De acordo com a Termotex, o uso do Trimble Connect para HoloLens já alcançou um retorno de 100% sobre o investimento e um lucro adicional de US$ 10.000, como resultado da economia de tempo por ter os perfis de aço e MEP inspecionados com esta tecnologia. Em vez dos métodos tradicionais .

A empresa também economizou dinheiro ao limitar significativamente o número de erros durante o processo de montagem. Além disso, graças ao uso e combinação dessas tecnologias, a empresa consegue concluir o trabalho com 60% menos pessoas e 50% mais rápido. Além disso, a empresa pode atingir uma precisão de 3-5 mm em qualquer dimensão em todos os projetos, o que seria impossível com os métodos tradicionais.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL