Termina a greve da construção no Panamá

By Fausto Oliveira09 May 2014

ONce again the Panama Canal

ONce again the Panama Canal

Os trabalhadores da construção do Panamá suspenderam no dia 8 de maio a greve que manteve paralisadas as obras de ampliação do Canal do Panamá, principal estrutura e fonte de renda do país, desde o dia 23 de abril.

O sindicato da construção do Panamá, Suntracs, anunciou que se chegou a um acordo com a Câmara Panamenha da Construção. O novo regime prevê aumentos salariais anuais até 2017, de entre 9 e 10% para diferentes categorias de trabalhador.

Mas em casos de obras especiais haverá um regime distinto, que prevê um aumento inicial maior, de 11%. Nesse caso estão os que trabalham na ampliação do Canal do Panamá.

Depois de levantada a greve, o consórcio GUPC confirmou que parte dos trabalhadores voltou a seus postos na ampliação do Canal. As empresas construtoras esperam que a totalidade deles volte nos próximos dias.

O Suntracs reivindicava um plano de aumentos de salário a uma proporção de 20% anuais até 2017, o que a Câmara não aceitou. O acordo final está no meio de ambas as posições, aceitando os aumentos salariais anuais mas não a proporção desejada pelo sindicato.

Enquanto isso, no que diz respeito às obras de ampliação do Canal, o GUPC não quis falar de novos prazos, mesmo tendo afirmado que com a nova paralisação não se poderia esperar a entrega da obra no prazo que se pactou com a Autoridade do Canal, que é de dezembro de 2015. Além disso, o consórcio manifestou a intenção de cobrar custos adicionais pelos dias de greve.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Construção de Rodovias: O caminho para o futuro
As equipes de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para construção de estradas estão se concentrando na autonomia, energia e maior integração digital.
Preparação para a M&T a todo vapor
Após ser adiada devido à pandemia, a indústria de construção latino-americana se reunirá novamente no Brasil no final de agosto.
Colômbia: Pavimentando o futuro
O país está finalizando seu programa de projetos 4G enquanto dá os primeiros passos nas Concessões do Bicentenário.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL