Tendências tecnológicas

03 January 2018

A construção se transforma rapidamente, e a Associação de Fabricantes de Equipamentos (AEM) ajuda a indústria a se manter em dia. Escrito pela AEM.

2017 aem tech experience tech talks 1

O projeto Thinking Forward-Leadership, da AEM, explora as tendências e tecnologias emergentes na indústria de fabricação de equipamentos.

À medida em que surgem novas tecnologias não apenas no canteiro de obras, mas também em todas os segmentos da construção, geram-se novas oportunidades.

Em 2017, a AEM lançou sua iniciativa Thinking Forward-Leadership, que explora as tendências e tecnologias emergentes na indústria de fabricação de equipamentos. Os temas tratados nos eventos dos membros e o conteúdo online incluem fabricação aditiva, análise de big data, canteiros de obra conectados, e uma força de trabalho em transformação.

A grande Experiência Tecnológica da AEM, exposta num espaço de quase 7 mil metros quadrados na CONEXPO-CON/AGG 2017, ampliou a presença de tecnologias no evento com uma visão sobre os trabalhos de construção do futuro, assim como as inovações e tendências de desenvolvimento da infraestrutura.

CINCO TENDÊNCIAS

Em particular, se observam cinco tendências tecnológicas emergentes para o canteiro de obras que impactam a produtividade, a segurança e a colaboração entre os trabalhadores, incluindo a telemática ‘de vestuário’, equipamentos autônomos, software e realidade aumentada/virtual. O boletim eletrônico “365” da CONEXPO-CON/AGG descreveu estas cinco tendências numa publicação recente, que resumimos adiante.

1) A solução de monitoramento e acompanhamento de máquinas telemáticas permite acesso instantâneo à informação importante do veículo, abarcando a sua localização, diagnóstico remoto, manutenção preventiva do motor e a administração do combustível. Este conhecimento tecnológico otimiza o funcionamento da máquina e aumenta a segurança.

2) Já se incorporaram componentes eletrônicos a capacetes, óculos, jaquetas, acessórios de cabeça, insígnias, relógios, scanners portáteis e mais. Estes “wearables” com tecnologias inteligentes podem proporcionar às empresas uma maior produtividade e maior segurança no local de trabalho.

3) Outra tendência com impacto operacional e de segurança é a das soluções para equipamentos de construção com características autônomas. Estes sistemas podem mudar o comportamento da máquina sem estar explicitamente programados, com base em dados compilados, análise de uso e outras observações. Por autônomo, às vezes pode-se querer dizer automático, como a frenagem automática ao detectar um objeto diante do veículo, ou o desligamento automático da máquina em caso de superaquecimento.

4) Embora as soluções de software de construção não sejam novas, continuam em evolução. Desde a modelação informacional da construção (BIM) até o software de administração de obras, estas soluções ajudam a aumentar a colaboração e a eficiência da equipe de um projeto ao conectar todos os envolvidos numa plataforma digital para realizar alterações e atualizações de informação.

5) Visualizar um projeto terminado pode ser um desafio, mas isso já mudou à medida em que a realidade aumentada (AR) e a realidade virtual (VR) entregam informação para as empresas. Os monitores que incorporam tanto AR como VR estão ganhando popularidade. As instruções, junto a outros detalhes acessórios, podem ser exibidas no campo de visão.

Para obter mais informações a respeito destas tendências visite o site www.conexpolatinamerica.com onde você encontrará algumas apresentações da CONEXPO-CON/AGG 2017 Tech Experience. A CONEXPO Latinoamérica volta ao Chile em 2019, e destacará, precisamente, as inovações e tendências tecnológicas.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL