Tendências que marcarão 2023

2023 começa e com ele o otimismo porque se antecipam tendências positivas na indústria da construção que sugerem que esta atividade crescerá.

Estes não são apenas fatores econômicos, mas os tecnológicos também terão um grande impacto no desenvolvimento do setor, serão os facilitadores do trabalho tanto no campo quanto no escritório, desde software para gerenciamento de um projeto, até ferramentas para análise de eu normalmente. É nesse contexto que especialistas da Procore, plataforma de software de gestão de projetos, compartilham algumas tendências que vislumbram para este ano.

Procore IA construccion
O que está por vir em tecnologia

Nos próximos meses, veremos como o uso de drones e a tecnologia LIDAR (Light Detection and Ranging), um sistema a laser que permite fazer mapas em três dimensões, será usado para determinar as condições do solo em que uma construção será realizada Fora. Essa tecnologia já foi testada no México na construção do Trem Maia.

Veremos cada vez mais como a realidade aumentada e virtual, com a ajuda de modelos 3D, será usada para mostrar de forma real como serão os projetos depois de concluídos, o que ajudará arquitetos e desenvolvedores a visualizar o trabalho e influenciar positivamente o projeto .a decisão final de seus clientes.

O cuidado com o meio ambiente andará de mãos dadas com a tecnologia e os clientes finais do setor habitacional terão interesse em que suas casas sejam construídas com materiais ecológicos, o que aumentará o uso de nanotecnologia em insumos de construção e que a eletricidade seja fornecida a partir de uma energia limpa fonte, como células fotovoltaicas.

Evolução, a chave do sucesso

Plataformas de gerenciamento de projetos, como o Procore, continuarão sendo o foco das empresas, ter visibilidade a todo momento de cada uma das fases de uma construção será a melhor forma de reduzir riscos, em um ambiente onde cada centavo “vale ouro” e financiamento fica mais caro.

Nesse sentido, a Procore destaca que sua plataforma está em constante evolução para se adequar às necessidades de incorporadoras, empreiteiras gerais e especializadas, proporcionando uma comunicação eficaz entre os trabalhadores de campo e de escritório.

“O nosso conhecimento e experiência permite-nos criar soluções com maior capacidade de análise de dados, quer se trate de calcular o custo da mão-de-obra em tempo real e assim fazer os ajustes necessários para ajustar ao orçamento estabelecido.”, salientam da a empresa.

Perspectivas econômicas

Segundo o BBVA Research, o Produto Interno Bruto (PIB) da construção mexicana crescerá 1% este ano, previsão impulsionada pelas obras civis, com projetos sendo desenvolvidos em vários estados do país.

Esta tendência irá traduzir-se num aumento da contratação de pessoal para dar cumprimento à construção de novos empreendimentos, bem como à entrega de obras já iniciadas anteriormente.

A construção de edifícios industriais terá continuidade em 2023, como efeito do nearshoring, ou seja, a realocação de fornecedores de empresas norte-americanas da China para países mais próximos dos Estados Unidos, como o México.

Prevê-se que as maiores oportunidades de deslocalização de empresas serão no setor automóvel. Segundo dados da Associação Mexicana de Parques Industriais Privados, está prevista a abertura de 25 parques industriais nos próximos 12 meses, o que representa um investimento de US$ 25 bilhões.

Neste contexto, 2023 apresenta-se como um ano de crescimento para o setor da construção, em que será importante que as empresas se apercebam dos avanços tecnológicos e os implementem o mais rapidamente possível, para obter o máximo benefício.

Acresce que este ano há oportunidades de crescimento, mas terá de estar atento aos efeitos negativos, em matéria económica, que nos herdou 2022. Entre eles, a inflação elevada, que se reflete no Índice de Preços ao Produtor (IPP). e o aumento da taxa diretora do Banco de México, que encarece o financiamento.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL