Teme-se que seis trabalhadores da construção civil tenham morrido após o desabamento da ponte de Baltimore

Seis trabalhadores da construção civil estavam tapando buracos na ponte Francis Scott Key quando ela foi atingida por um navio cargueiro que navegava no rio Patapsco em Baltimore, Maryland, EUA, na terça-feira, 26 de março. Depois de um dia de buscas, os desaparecidos foram dados como mortos.

The Francis Scott Key Bridge in Baltimore, Maryland, US. (Image: Adobe Stock) A ponte Francis Scott Key em Baltimore, Maryland, EUA. A ponte desmoronou em 26 de março depois que um navio de carga bateu em uma de suas vigas de suporte. (Imagem: Adobe Stock)

O presidente dos EUA, Joe Biden, deu uma entrevista coletiva aproximadamente às 12h30. ontem (26 de março), durante o qual disse que a Guarda Costeira dos EUA estava liderando a resposta de emergência, que continuou ao longo do dia.

“Tudo até agora indica que este foi um acidente terrível”, disse Biden, acrescentando que não há “razão para acreditar que haja aqui qualquer ato intencional”.

O navio de carga pertencia à empresa de gestão de navegação Synergy Group, com sede em Cingapura. O conteúdo da embarcação era propriedade da Maersk.

Inicialmente, oito trabalhadores da construção civil foram dados como desaparecidos, mas dois foram localizados, disse Biden; um sem ferimentos graves e outro que foi encaminhado para um hospital local.

O presidente disse que vários veículos também caíram no rio abaixo e que uma operação de busca e resgate estava em andamento. No entanto, presume-se agora que os seis trabalhadores desaparecidos estão mortos.

Os relatórios afirmam que se acredita que os trabalhadores estavam tapando buracos na estrada da ponte no meio da noite, quando a ponte desabou à 1h28, horário local.

Outras agências presentes, disse Biden, incluíam a Administração Rodoviária Federal, o Federal Bureau of Investigation, o Departamento de Transportes e o Corpo de Engenheiros do Exército. Ele também destacou a comunicação e a cooperação com as autoridades do estado de Maryland e com a polícia e os bombeiros da cidade de Baltimore.

O Corpo de Engenheiros do Exército disse que está fornecendo recursos certificados de avaliação subaquática por engenheiros estruturais profissionais, veículos operados remotamente e sonar. Seu suporte de engenharia estrutural inclui inspetores de segurança de pontes certificados e especialistas técnicos estruturais de busca e salvamento urbano.

O presidente disse que planeja instar o Congresso dos EUA a usar fundos federais para iniciar a reparação da ponte. Durante o interrogatório após a conferência de imprensa de Biden, Biden sugeriu que a restituição financeira das partes responsáveis viria após o início da reconstrução.

“Ordenei à minha equipe que mova céus e terras para reabrir o porto e reconstruir a ponte o mais rápido possível”, disse ele.

Sobre a ponte Francis Scott Key

Inaugurada em 1977, a ponte era uma treliça contínua que atravessava o baixo rio Patapsco e o porto externo de Baltimore e seu porto. Ele conectou - transportando a rodovia 695 de Maryland - Baltimore com a comunidade de Dundalk, Maryland.

Ele media 8.636 pés (2.632 m) com um comprimento de treliça principal de 1.200 pés (366 m), que foi o terceiro trecho principal mais longo de qualquer treliça contínua no mundo.

Biden, no briefing de terça-feira, disse que o porto de Baltimore é um dos maiores centros marítimos do país.

“Cerca de 850 mil veículos passam por aquele porto todos os anos”, disse ele, acrescentando que 15 mil empregos dependem do porto e 30 mil veículos atravessam a ponte diariamente.

Cronologia do colapso da ponte Francis Scott Key

À 1h24, um navio de carga chamado Dali acendeu as luzes, sinalizando que havia perdido energia em seu navio.

Por volta da 1h27, o pessoal do navio fez a primeira chamada para a Guarda Costeira dos EUA, informando à autoridade que havia perdido o controle do navio.

Apenas um minuto depois (1h28), o navio atingiu um pilar de suporte da ponte e a estrutura desabou quase imediatamente, mostrou o vídeo.

Apesar da janela estreita, Biden disse que a comunicação do navio e a ação das autoridades locais podem ter salvado vidas.

“As autoridades conseguiram fechar a ponte ao tráfego antes que ela fosse atingida”, disse Biden, “o que sem dúvida salvou vidas”.

Equipes de emergência chegaram ao local por volta de 1h50.

Às 3h20, a Autoridade de Transporte de Maryland confirmou oficialmente que a ponte desabou devido à colisão de um navio de carga.

Às 6h40, a companhia marítima dinamarquesa Maersk divulgou um comunicado sobre a colisão e o colapso da ponte.

“Estamos horrorizados com o que aconteceu em Baltimore. Nossos pensamentos estão com todos os afetados”, disse Maersk. “Podemos confirmar que o navio porta-contêineres ‘Dali’, operado pela empresa de fretamento Synergy Group, é fretado pela Maersk e transporta carga de clientes da Maersk.

“Nenhuma tripulação [ou] pessoal da Maersk estava a bordo do navio.”

Por volta das 6h58, a Autoridade Marítima e Portuária (MPA) de Singapura declarou que cooperaria com a Guarda Costeira dos EUA numa investigação. A MPA também anunciou que lançaria a sua própria investigação sobre o incidente.

Esperava-se que representantes do Synergy Group se reunissem com a Guarda Costeira dos EUA na tarde de 26 de março.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL