Telemática no setor de acesso: visão de dados

A solução de telemática de gerenciamento de frota ClearSky da JLG oferece opções flexíveis para acessar dados operacionais críticos de motores e equipamentos. (Foto: JL)

O rastreamento e o uso de ativos são dois dos elementos mais importantes da telemática na indústria de plataformas aéreas. No entanto, as opções estão se movendo rapidamente para diagnósticos remotos e uma série de outros potenciais para lidar com o custo total de propriedade, juntamente com a questão cada vez mais complexa do compartilhamento de dados, que muitos na indústria agora consideram inevitável. Em suma, estamos começando a ver uma mudança na indústria de aluguel de acesso que agora está caminhando para a aquisição de dados e o uso efetivo dos dados coletados.

As empresas agora não estão apenas procurando usar dados para beneficiar suas operações de negócios, mas também estão usando esses dados para transmitir altos níveis de atendimento ao cliente para seus clientes finais por meio de interfaces da Web e outros aplicativos. Assim como muitas pessoas se tornam dependentes da telemática no nível do consumidor, por exemplo, para entregas de seu supermercado local ou a localização do seu serviço de táxi, é apenas uma questão de tempo até que a base de clientes e o usuário final esperem essa funcionalidade na indústria de acesso.

“À medida que a indústria da construção continua modernizando sua operação de negócios, a tecnologia de telemática está sendo amplamente adotada e mais comumente usada no mercado de aluguel de equipamentos de acesso”, diz Oscar Ibarra, gerente de vendas da Plataforma de Trabalho Aéreo América do Sul. da Genie. “Com a indústria aprendendo cada vez mais sobre como usar essa tecnologia em suas operações comerciais, a telemática de hoje pode oferecer vantagens competitivas significativas para as locadoras, incluindo economia de custos com peças e mão de obra e redução de custos em taxas de manutenção e serviço, todos de o que resulta em um maior retorno de aluguel sobre o capital investido (ROIC)”, detalha.

Os sistemas telemáticos atuais geralmente combinam tecnologia GPS, diagnóstico e sensores de monitoramento para rastrear, registrar e relatar dados sobre o desempenho e a operação de uma frota de equipamentos. Os dados podem fornecer detalhes de alto nível ou finitos sobre vários sistemas de máquinas, incluindo localização de equipamentos, consumo de combustível, tempos ociosos e alertas de máquinas. No momento, o ponto de dados mais comum para todas as máquinas são as horas da máquina, que são usadas não apenas para relatar o uso, mas também para entender os intervalos de manutenção e inspeção.

Os sistemas telemáticos atuais geralmente combinam tecnologia GPS, diagnóstico e sensores de monitoramento para rastrear, registrar e relatar dados sobre o desempenho e a operação de uma frota de equipamentos. (Foto: Gênio)

“Com acesso a esse tipo de dados de máquina, a telemática ajuda os gerentes de frota de equipamentos aéreos a gerenciar com mais precisão as necessidades de serviço de seus equipamentos”, diz Adriano Leandro, gerente sênior de vendas e desenvolvimento de mercado da JLG para a América do Sul. “Por exemplo, programar adequadamente a manutenção regular e preventiva para cada máquina da frota, em particular, é um desafio que os gerentes de frota enfrentam todos os dias. O uso de equipamentos em locais de trabalho geralmente dura semanas ou meses. Esse equipamento precisa ser mantido enquanto está em campo para garantir que funcione conforme o esperado e sem interrupção para evitar paralisações inesperadas, perda de produtividade e as implicações de custo relacionadas”, explica ele.

A tecnologia de telemática também é usada para obter visibilidade da localização de equipamentos aéreos no local de trabalho, métricas de utilização de ativos, incluindo horas do motor, bem como sua condição de operação, por meio de códigos de diagnóstico e falha, a qualquer hora do dia ou da noite. À medida que as máquinas ficam “mais inteligentes”, elas oferecem aos proprietários de equipamentos e gerentes de frota ainda mais dados que melhoram os insights sobre a integridade da máquina e a produtividade do operador.

“A telemática de hoje evoluiu tanto que agora está sendo usada para ajudar os proprietários de máquinas a entender como os operadores usam as máquinas para realizar tarefas diárias. Ele pode reportar informações do sistema de detecção de carga da máquina, uma informação muito importante para evitar situações de sobrecarga e interrupções da máquina”, indica Ibarra.

A finales del año pasado Snorkel anunció el lanzamiento mundial de su nueva oferta telemática Snorkel OnSite. No final do ano passado, a Snorkel anunciou o lançamento global de sua nova oferta de telemática Snorkel OnSite. (Foto: Mergulho)

O mesmo ponto é enfatizado por Leandro, que acrescenta que “esse nível de compreensão ajudará a descobrir lacunas no treinamento e conhecimento do operador, além de destacar quando for necessário treinamento adicional ou retreinamento”.

Um fator interessante na adoção acelerada da telemática tem sido o surto de covid-19 que, sem dúvida, enfatizou a importância de ter uma boa estratégia digital.

Conexão completa

O programa da Genie é chamado Genie Lift Connect, uma oferta de telemática focada em insights acionáveis, flexibilidade e transparência. “A tecnologia Genie Lift Connect ajuda as locadoras a entenderem as informações fornecidas por suas máquinas, permitindo que gerenciem seus negócios com mais eficiência”, reforça Ibarra.

Uma última grande novidade introduzida no sistema, que segundo o executivo será lançado no mercado brasileiro em 2022, é a função Access Manager, solução por meio da qual as locadoras têm a capacidade de gerenciar remotamente o acesso à sua frota e atribuir apenas operadores autorizados a uma máquina. “Quando uma unidade está equipada com um gerenciador de acesso, um operador deve inserir um código antes que a unidade possa ser iniciada, garantindo que apenas operadores autorizados possam operar a máquina. Isso não apenas proporciona maior segurança para os equipamentos, mas também pode ajudar a garantir que apenas operadores treinados tenham códigos”, diz Ibarra.

Qualquer unidade equipada com Lift Connect pode ser atualizada para incluir o Access Manager.

O Genie Lift Connect oferece uma solução de telemática que fornece insights acionáveis ​​que podem maximizar a produtividade e minimizar o tempo de inatividade. Por exemplo, entre as vantagens que uma locadora pode obter, Ibarra cita: “redução de visitas de serviço (melhorando a taxa de reparo na primeira vez, aproveitando o código de falha e os dados do sensor); aumento do tempo de atividade (alavancando a funcionalidade de planejamento de manutenção preventiva); recuperação (identificando o uso fora do período de locação contratual); e recuperação de roubo (localizando um ativo).”

Além disso, o usuário final também se beneficia do tempo de inatividade reduzido e da compreensão da utilização do equipamento. Além disso, as soluções de controle de acesso garantem que apenas operadores treinados operem os equipamentos, aumentando a segurança.

Informações Claras

A JLG oferece sua solução de gerenciamento de frota ClearSky, uma plataforma de telemática fácil de usar que fornece acesso a dados e relatórios acionáveis. O sistema pode ser usado para rastrear a produtividade e o tempo de atividade da frota enquanto monitora proativamente a saúde e a segurança da frota.

“O ClearSky combina planos de serviço de vários anos e várias opções de hardware, oferecendo aos proprietários e operadores de equipamentos a flexibilidade de acessar dados operacionais críticos de motores e equipamentos. Os pontos de dados, incluindo localização, horas do motor, uso, níveis de combustível e bateria e cronogramas de manutenção, estão convenientemente disponíveis em tempo real e acessíveis a partir de computadores ou dispositivos móveis”, explica Leandro. “O painel, as configurações e uma biblioteca de widgets podem ser editados e priorizados com base nas preferências do cliente. O sistema também monitora códigos de falha e outros alertas críticos, que podem ser enviados via texto e e-mail. Além disso, os dados do ClearSky podem ser integrados ao software de planejamento de recursos empresariais (ERP) dos clientes para um gerenciamento de frota contínuo.

O ClearSky também possui a funcionalidade de controle de acesso como uma ferramenta de segurança opcional, que permite que as locadoras protejam suas máquinas e adicionem uma camada extra de proteção aos usuários finais, impedindo que pessoas não autorizadas acessem o equipamento.

“Com o Controle de Acesso, os operadores das máquinas recebem um número de identificação exclusivo ou ‘cartão inteligente’ que lhes permite acessar apenas os equipamentos que estão autorizados a operar por meio do leitor RFID na máquina. O controle de acesso também dá aos supervisores a capacidade de adicionar operadores na metade do tempo em comparação com outras soluções, além de permitir o gerenciamento remoto de usuários, bloqueio e acesso à máquina”, afirma JLG.

Em construção

No final do ano passado, a Snorkel anunciou o lançamento global de sua nova oferta de telemática Snorkel OnSite, um sistema desenvolvido pela empresa Trackunit (fornecedor de soluções de gerenciamento de frota para a indústria global de equipamentos de construção), que está disponível na maioria das plataformas móveis atuais da empresa. plataformas de trabalho e manipuladores telescópicos.

Disponível em todo o mundo, o Snorkel OnSite pode ser escolhido no momento do pedido para instalação de fábrica ou instalação em campo por um revendedor autorizado ou centro de serviço. A Snorkel oferece uma seleção de assinaturas de telemática, incluindo um pacote de dados direto e API que pode enviar dados dos elevadores Snorkel diretamente para o painel de telemática existente do cliente, bem como um pacote de dados e painel que inclui acesso a um painel com a marca Trackunit, onde um o cliente pode acessar os dados da máquina Snorkel, bem como alimentar outros produtos de outras marcas.

“Os pacotes de assinatura estão disponíveis em uma opção de 24 ou 60 meses, e um teclado de acesso opcional com recursos RFID está disponível. O tipo de dados que pode ser acessado nos produtos Snorkel é baseado em se a unidade é CAN ou não CAN, mas geralmente inclui informações importantes como status da máquina (ligado/desligado), horas da máquina, localização física da máquina, e o nível de carga da bateria”, detalha a empresa.

O acesso a informações em tempo real oferece a oportunidade de melhorar o suporte ao produto. A Snorkel treinou suas equipes globais de suporte ao produto e rede de distribuição na solução Trackunit, permitindo que eles forneçam suporte de solução de problemas mais rápido e preciso remotamente.

Grandes vantagens

Muitas locadoras da região estão incorporando a telemática em suas operações. Adriano Leandro, da JLG, destaca Chile, Argentina e Brasil. “Antecipamos que a adoção da telemática continuará nos próximos anos. As locadoras fornecem serviços para territórios maiores, como a telemática, porque permite que forneçam suporte remoto. Seus clientes também exigem telemática, para ajudar a gerenciar todas as equipes que trabalham em um canteiro de obras e minimizar o tempo de inatividade”, diz ele.

ALO Group cuenta con un innovador sistema de control de flotas. O Grupo ALO ​​possui um sistema inovador de controle de frota. (Foto: Grupo Alo)

Um exemplo do exposto é o do Grupo ALO, empresa que possui operações na Argentina, Chile, Colômbia, Panamá e Peru, e que possui um sistema inovador de controle de frota.

“A implantação do sistema de controle de frota começou em 2017, com as instalações de teste, comprovando os benefícios da telemática no serviço de aluguel. As instalações nas sucursais têm vindo a aumentar progressivamente. O investimento nesta fase inicial compreendeu um total de 20 unidades, que foram instaladas em máquinas a diesel de maior porte. A grande maioria das empresas está limitada a isso, mas decidimos ir mais longe”, diz Matías Alvarado, responsável técnico da seção de telemática da empresa. Hoje o Grupo ALO ​​possui mais de 700 dispositivos GPS nos cinco países onde opera. “Um número que realmente não tem comparação em termos de frotas de plataformas para trabalho em altura na América Latina”, diz o executivo.

“No mundo moderno, uma frota tão grande quanto a da ALO não é concebível sem o controle dos mínimos detalhes. É uma questão de segurança, principalmente nos mercados latino-americanos, mas também de melhorias em nossos processos e protocolos em busca de eficiência e melhor qualidade de serviço”, enfatiza Ronald Ramírez, analista do departamento de telemática.

Entre as principais vantagens de um sistema de controle como os ALO’s, Alvarado destaca os serviços preventivos, “porque proporciona segurança na operação da plataforma alugada. Também a entrega das chaves que são atribuídas aos clientes, o que dá a segurança de que apenas a pessoa autorizada ocupará a unidade. Por outro lado, também fornecemos contas de monitoramento para que cada cliente possa verificar as máquinas atribuídas por contrato e realizar leituras CANBus para identificar falhas internas, uso indevido da unidade e outros erros comuns.”

Por outro lado, Ramírez destaca que mais uma vantagem de longo prazo é o reconhecimento dos hábitos de trabalho das equipes da empresa. “Isso nos permite reconhecer padrões e tendências que podem não ser visíveis a olho nu. Com a análise desta informação realizada pela nossa equipa e o trabalho conjunto com as áreas comerciais, podemos ajudar os nossos clientes a identificar necessidades ocultas e propor-lhes as melhores soluções”, conclui.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL