Tecnologias digitais: A serviço da indústria

01 August 2017

As soluções digitais estão modernizando a gestão de materiais de construção, seja na produção, transporte ou aplicação.

As tecnologias digitais são parte essencial da cadeia de produção de materiais de produção, como é o concreto. Entre os serviços oferecidos nesta área, encontram-se por exemplo aplicativos para o controle de centrais produtoras, automatização de pavimentadoras de concreto e ferramentas de controle de frotas de betoneiras e outros veículos de transporte.

Topcon

Incorporado à pavimentadora, o sistema ZPS da Topcon utiliza o Z-Stack, que integra GPS, focalização ótica e a recepção do Z-beam em uma só unidade, ao fazer convergirem as tecnologias de sensores. 

A empresa alemã Liebherr tem à disposição um software para o controle de suas centrais de produção chamado Litronic-MPS. Este sistema assegura alta eficiência durante a produção do concreto, segundo a empresa, e mantém as melhores taxas de descarga.

O sistema, em tempo real, consegue prover reações extremamente rápidas, característica importante para altos níveis de dosagem. O sistema de pesagem é testado e certificado de acordo com recomendações legais da metrologia internacional (OIML-RT6 e OIML-R51).

Os componentes industriais podem ser adquiridos ao redor do mundo, garantindo uma boa proteção ao investimento. A interface Profibus provê ótima flexibilidade e minimiza a necessidade de cabeamentos. Tem uma integração total de programas, funções auxiliares e equipamento extra. O Litronic-MPS pode, além disso, ser totalmente integrado com o portal Liebherr Teleservice.

Também existe a versão mais econômica do programa, a Litronic-MPS LV, que funciona em um só monitor. É uma variante para execução de tarefas mais elementares, que tem a capacidade de monitorar um máximo de seis sistemas de pesagem e um misturador. Este sistema consta de um computador, um teclado, um mouse, um monitor, um roteador VPN para serviços remotos e software. O MPS LV dá a possibilidade de impressão padronizada de ordens de entrega, assim como intercâmbio de dados.

Pavimentação

A empresa de posicionamento Topcon tem entre seus produtos sua solução para a pavimentação de concreto automatizada, o sistema ZPS, que inclui o novo Z-Robot e o Z-Stack Sensor. Usando a tecnologia Topcon MIllimeter GPS, o sistema ZPS está projetado para oferecer precisão à pavimentação com concreto, mas com uma fração do hardware necessário nos sistemas tradicionais de LPS (sistema de posicionamento local).

O novo Z-Robot é uma estação robótica avançada que vem integrada com a tecnologia Z-beam laser. O Z-Robot está projetado para prover uma função híbrida de alta precisão, controle ótico vertical de precisão e a conveniência de um posicionamento com o Z-beam laser para manter a precisão durante a pavimentação.

Murray Lodge, ice-presidente sênios e gerente geral da Unidade de Negócios de Construção da Topcon, afirma que “o Z-Robot auto-nivelador do sistema ZPS diminui à metade o tempo em comparação com outros métodos de pavimentação”. Agrega também que “com os sistemas tradicionais, são necessárias múltiplas e caras estações totais robóticas para controlar a pavimentação a qualquer tempo, e além disso é necessário todo um conjunto de instrumentos para as transições de ligação. Com o sistema ZPS, basta apenas o Z-Robot para controlá-la, aumentando a produtividade e os lucros, e baixando dramaticamente os custos desta solução em comparação a um sistema ZPS”.

Incorporado na pavimentadora, o sistema ZPS utiliza o novo sistema modular Z-Stack, que integra o GPS, a focalização ótima e a recepção do Z-beam em uma só unidade, ao fazer convergirem as tecnologias de sensores.

Lodge diz que “o sensor Z-Stack é revolucionário. Combina tecnologias da Topcon testadas por muito tempo em um só sistema multifuncional, consolidado e completo, que provê maiores precisões e uma pavimentação mais eficiente do que nunca antes. O sistema não requer duas estações de base separadas, e só necessita um cabo para eletricidade e conectividade”.

Além disso, ele afirma que “o sistema também oferece uma área de trabalho mais ampla, com uma abrangência de mais de 45 metros em comparação a métodos tradicionais, minimizando as transferências de instrumentos”.

Controle de frotas

No caso da Trimble, a companhia desenvolveu um produto chamado ConnectedTablet, um computador móvel robusto para frotas de agregados e betoneiras de ready mix para a indústria de construção, solução apresentada na ConExpo 2017.

Jeff Van Grootel, diretor de Product Management para a Trimble Construction Logistics, diz que “o Trimble ConnectedTablet dá aos clientes uma opção adicional quando seleciona uma visualização interna para os veículos de suas frotas. Este tablete portátil não só permitirá aos usuários melhorar a produtividade dentro e fora da cabine, como também tem a capacidade de suportar o ambiente extremo da indústria da construção”.

O ConnectedTablet, que roda em Android, se conecta sem fio com o Trimble Vehicle Gateway (TVG ou Portal para Veículos Trimble), oferecendo ao operador uma rica experiência dentro da cabine, incluindo características como navegação em cabine com a solução CoPilot Truck do desenvolvedor ALK Technologies, o Hours of Service (HOS, ou horas de serviço), relatórios de inspeção diária dos veículos e comunicações de texto e voz push-to-talk. O TVG usa tecnologia GPS e dados de celulares para prover o seguimento de atualização e localização de veículos em tempo real, usando uma combinação de status de georreferência para a chegada e saída de canteiros, e status baseados em sensores para eventos de carga e descarga.

A empresa introduziu além disso um novo sistema de gravação para sua ferramenta TrimFleet Communicator, uma solução de comunicação para o mercado de materiais de construção. Isto foi anunciado na ConExpo 2017.

Esta ferrramenta de gravação, a primeira do seu tipo, de acordo com a Trimble, está disponível como um acessório para seu TrimFleet Communicator, que de maneira mais precisa poderia ser descrito como uma solução Radio over Internet Protocol (RoIP), que substitui a tradicional comunicação a rádio. O TrimFleet Communicator é um aplicativo push-to-talk (PTT), que dá às frotas a possibilidade de habilitar a comunicação entre motoristas, entre pontos de venda ou ponto a ponto entre indivíduos específicos.

A função de gravação de dados (Enterprise Recording) permite a uma organização ter acesso a comunicação gravada com até um ano de antiguidade. Um produtor de materiais de construção pode buscar as comunicações armazenadas sobre sua frota, por datas, motoristas ou canais específicos.

Van Grootel, da Trimble, afirma que “desde a provisão de instruções de trabalho eficientes, até transmitir informações nos lugares de trabalho com obras, a comunicação confiável e a tempo real é essencial para qualquer frota na indústria de materiais de construção”. O executivo diz também que “a habilidade de gravar comunicações dá às organizações uma rastreabilidade em papel digital, e evidências tangíveis quando surgem temas de segurança, faturamento e normas”.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL