Tatuzão iniciará a perfuração de túneis para ampliar a extensão da Linha 2-Verde do Metrô.

O tatuzão, apelidado de Cora Coralina, é o maior da América Latina e será usado para a construção de oito novas estações e mais 8 quilômetros de túneis que vão ligar a Vila Prudente ao bairro da Penha, na zona leste.

O Tatuzão está programado para iniciar a escavação dos túneis destinados à expansão da Linha 2-Verde do Metrô nesta semana. Este colossal equipamento, o maior da América Latina, será empregado na construção de 8 quilômetros de túneis conectando a Vila Prudente à Penha, na Zona Leste.

‘Tatuzão’ Foto: Divulgação/Governo de SP

O projeto inclui a criação de oito novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. Na fase inicial de operação, o Tatuzão, conhecido como Cora Coralina, partirá do Complexo Rapadura em direção à Vila Prudente, abrangendo aproximadamente 4 quilômetros.

A previsão é concluir esta etapa em 2026. Posteriormente, a partir de 2027, o Tatuzão será desmontado e transportado para a Penha, onde iniciará as escavações para, eventualmente, retornar ao Complexo Rapadura.

Com 11 metros de altura e 98 de comprimento, o equipamento possui uma estrutura que inclui um refeitório climatizado, banheiros químicos e um bunker para abrigo dos operários em casos de desabamento.

Estima-se que a tuneladora avance aproximadamente 15 metros por dia. O investimento total previsto para a expansão é de 21 bilhões de reais, e, segundo o governo, a privatização da Linha 2-Verde não está sendo considerada no momento.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL