Tadano lança guindaste de 70 toneladas

white and blue Tadano all terrain crane Guindaste Tadano AC 4.070-2. Foto: Tadano

O fabricante japonês Tadano rotulou sua mais recente grua como modelo mais potente “todo-o-terreno” de 70 toneladas do mercado. O AC 4.070-2 fará sua primeira aparição na feira Bauma em Munique, Alemanha, de 24 a 30 de outubro.

“Simplificando, queríamos dar vida a um guindaste potente, de última geração, de 70 toneladas, que oferecesse o melhor desempenho do mercado em tantas configurações de carga por eixo quanto possível. E para ser franco, foi exatamente isso que fizemos”, disse Sascha Scholler, gerente de projeto responsável pelo desenvolvimento do guindaste.

Com sua lança principal de seis seções estendida até seus 50 metros completos, a capacidade é de 7,1 toneladas num raio de 12 metros ou 7,3 toneladas num raio de 10 metros. “Nenhum outro guindaste de sua classe pode alcançar estas capacidades de elevação”, disse o executivo.

Uma aplicação típica para este projeto monomotor é como guindaste auxiliar para ajudar a erguer guindastes sobre esteiras de grandes treliças.

Em seus quatro eixos, o novo AC 4.070-2 pode carregar seu contrapeso máximo de 11,9 toneladas em cinco peças e permanecer dentro de um limite de carga por eixo de 12 toneladas. Quando o limite de carga por eixo é de 10 toneladas, 4,4 toneladas ainda podem ser transportadas. Flexibilidade e versatilidade são características chave, disse o fabricante.

white and blue Tadano all terrain crane A capacidade de 70 toneladas de Tadano AC 4.070-2 de guindastes para todos os terrenos estréia no Bauma 2022. Foto: Tadano

Outro benefício são as dimensões compactas, que proporcionam vantagens tanto no local quanto ao viajar, disse o fabricante. Tem um comprimento total de 11,7 metros (incluindo saliência de lança), uma largura de 2,5 metros e uma altura de 3,8 metros para viagens rodoviárias. É a unidade de quatro eixos mais compacta de sua classe no mercado, disse Tadano.

Alcance mais longo

As opções de extensão da lança são uma lança dobrável de 6,5 metros e uma lança dobrável dupla de 16 metros. O comprimento máximo do sistema é então de 66 metros. A lança principal tem um sistema telescópico automático de um cilindro.

O equipamento padrão inclui o sistema de controle IC-1 Plus e a função de otimização do outrigger ajustável Flex Base. A combinação das duas proporciona desempenho anteriormente reservado para guindastes maiores, disse Tadano.

A extensão do outrigger varia de 2,33 a 6,48 metros.

A potência vem de um motor diesel Mercedes-Benz OM471 de 340 kW acionado por um Mercedes-Benz G230-12 caixa de câmbio manual automatizada com 12 marchas para frente e duas para trás. Ele está em conformidade com os regulamentos de emissões de gases de escape da União Européia Stage V e pode ser operado com a alternativa diesel HVO.

Grande parte do trem de força do novo modelo é compartilhada com seus irmãos maiores de 80 toneladas e 100 toneladas mais acima na faixa. O compartilhamento de componentes também ajuda na familiarização do operador e simplifica a operação e o treinamento, tendo um layout de controle comum em vários modelos.

Extras opcionais

A telemática baseada na nuvem também pode ser especificada para o gerenciamento de frotas e solução de problemas on-line por Tadano em todo o mundo.

white and blue Tadano all terrain crane Unidade de energia eletro-hidráulica E-Pack na parte de trás da nova unidade de 70 toneladas. Foto: Tadano

Outra opção é o sistema de câmera Surround View. Ele melhora a visão de 360 graus do operador ao redor do guindaste para maior segurança e também facilita a visão (plana) do guindaste para ajudar a posicionar o guindaste no local para a melhor extensão outrigger e outros requisitos.

Uma opção para permitir uma operação sem poluição é um berço de transporte e as conexões hidráulicas necessárias para operar o guindaste a partir de um E-Pack em vez do motor diesel do guindaste. O E-pack é um sistema de energia eletro-hidráulica no qual um motor elétrico de 32 kW aciona uma bomba hidráulica para operar o guindaste.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL