Surge o vigésimo processo contra Belo Monte

25 October 2013

Belo Monte power plant works Brazil

Belo Monte power plant works Brazil

A procuradoria federal iniciou o vigésimo processo judicial contra a obra da usina hidrelétrica de Belo Monte, que se constrói atualmente no Pará.

Assim, mais uma vez se reivindica a paralisação da construção da usina, cuja capacidade quando estiver pronta será de 11.233 megawatts.

O factor que motivou a nova demanda foi uma acusação de incumprimento dos acordos de compensação aos moradores de Altamira pelo impacto que a obra terá em suas vidas.

Os moradores tinham aceitado uma proposta do consórcio Norte Energia, que supunha a construção de milhares de casas de alvenaria e com distinto tamanhos, entre 2 e 4 quartos, adequando a casa à realidade de cada família.

Mas segundo moradores, as casas que estão entregando são de um projeto uniforme com área de 63 metros quadrados e três quartos. Além disso, estariam utilizando placas de cimento pré-fabricado, o que não é usual na Amazônia.

As condições do acordo de compensação também motivaram a maioria dos 19 processos anteriores. Entre 16 mil e 25 mil pessoas serão deslocadas pela construção da usina.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL