Superior inicia produção de britadores e peneiras no Brasil

Estão sendo construídos mais dois edifícios na fábrica localizada em Rafard (SP), para produção de britadores cônicos, de mandíbula, de impacto, peneiras vibratórias e calhas de alimentação. Com as novas instalações, haverá um incremento de 40% de capacidade.

O desempenho da indústria de agregados tem apresentado crescimento contínuo e sustentável.

Em 2022, esse mercado faturou R$ 34 bilhões fornecendo 374 milhões de toneladas de areia e 266 milhões de brita. Para 2023, a perspectiva da Associação Nacional das Entidades Produtoras de Agregados para Construção (ANEPAC) é que haja um crescimento de 3%, momento favorável para a Superior Industries iniciar no Brasil a fabricação da linha completa de equipamentos para a indústria de agregados.

A empresa produzirá toda a família de britadores cônicos, de mandíbula, de impacto, peneiras vibratórias e calhas de alimentação, em uma nova unidade que está sendo construída na sede instalada na cidade de Rafard (SP), com área produtiva em operação para a produção desses equipamentos. Nos últimos oito anos, essas instalações dobraram de tamanho em razão do aumento sucessivo da demanda por transportadores de correia, TelestackersTM e componentes.

Foto: Superior

De acordo com Danilo Bibancos, diretor executivo da Superior Industries do Brasil, atualmente estão sendo construídos mais dois edifícios no local para comportar toda a operação, o que deve aumentar em aproximadamente 40% a capacidade. “Atualmente, estão sendo produzidos transportadores de correia e seus componentes, equipamentos com os quais a Superior conquistou reconhecimento no mercado brasileiro e forte capilaridade em mineradoras, pedreiras e produtores de agregados”, informa.

“Os britadores de mandíbulas já estão em produção e os cônicos serão iniciados. Na sequência, entrarão em fábrica as peneiras e calhas vibratórias”, explica Danilo. Com isso, a Superior fornecerá plantas completas ao mercado brasileiro, além de exportar para países da América Latina e América do Norte.

Ao dar esse importante passo para ampliar presença em todas as regiões do país, a Superior também está disponibilizando profissionais treinados e qualificados ou unidades de suporte técnico para atender os clientes sempre que houver necessidade. “Acreditamos que o Brasil é uma máquina propulsora de desenvolvimento global para as próximas décadas, e queremos ajudar isso a acontecer”, aposta Bibancos.

Logística bem orquestrada

André Misael, diretor comercial da Superior para o setor de agregados, destaca que a planta brasileira terá acesso total à cadeia global de suprimentos da Superior Industries, distribuída em fornecedores de diferentes continentes. “Ou seja, mesmo os equipamentos e componentes que ainda não estiverem sendo produzido no Brasil, poderão vir em primeiro momento por meio de importação”, diz.

Foto: Superior

Misael explica que os britadores e peneiras serão fabricados tanto para o mercado brasileiro, como para exportação a países da América Latina e América do Norte. “A linha de britagem e peneiramento da Superior é mundialmente reconhecida como a que há de melhor para esse tipo de operação, diferenciando-se por uma série de características e tecnologia de alta aceitação no setor de mineração. A começar pelos componentes de aço de elevada qualidade que excedem os padrões da indústria, e dos recursos de monitoramento inteligente, alarmes e controle da operação”, descreve.

Grande parte dos investimentos da empresa estão voltados para o aftermarket, disponibilidade de itens em volume adequado para abastecer o mercado.

Hoje, a Superior é uma das principais fabricantes internacionais de transportadores de correia e componentes de transportadores. A empresa fornece uma grande variedade de equipamentos para cada aplicação, desde a captação do minério no ponto de extração, condução para os locais de usinagem, até operações de empilhamento. Além de modelos portáteis, a fabricante também fornece equipamentos radiais, que conseguem sobrepor a pilha de material e deixá-la em formato onde é possível estocar maior quantidade de material.

Além das máquinas, a Superior é responsável por produzir em sua própria unidade todos os componentes, como rolos, cavaletes, tambores, todas as peças, ou seja, a empresa é, de fato, uma fabricante completa, e não somente montadora. Em razão disso, dá prioridade para contratar pessoas para trabalhar nos processos internos, ao invés de optar por terceirização. “Dessa forma, temos total controle da qualidade e priorização de produção, para atender às necessidades dos clientes”, destaca Bibancos.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL