Strabag atinge novo recorde de volume de produção
15 February 2024
A Strabag anunciou hoje os números iniciais para o exercício financeiro de 2023, juntamente com as perspectivas para 2024. Com um volume de produção recorde de 19,1 mil milhões de euros, um aumento de 8% em comparação com o ano anterior, e uma carteira de encomendas quase estável de 23,5 mil milhões de euros, a empresa está demonstrando sua resiliência em meio aos desafios do mercado de construção.
O CEO da Strabag, Klemens Haselsteiner, comentou sobre o desempenho da empresa: “Após vários anos de boom impulsionado pela política de taxas de juros zero e negativas, 2023 foi definido por um esfriamento na indústria da construção. A construção residencial foi especialmente afetada pela mudança no ambiente. No entanto, este segmento representa menos de 10% da produção do grupo Strabag. Em tempos como estes, podemos tirar partido dos pontos fortes oferecidos pelo nosso modelo de negócio: a nossa dimensão crítica e o amplo posicionamento por país e sector permitiram-nos aumentar o nosso volume de produção para mais de 19 mil milhões de euros pela primeira vez e manter o nosso elevado rentabilidade. carteira de pedidos”.
Volume de produção
O grupo Strabag aumentou o seu volume de produção em 8% para 19,1 mil milhões de euros no exercício de 2023, estabelecendo assim um novo recorde. Para esta evolução contribuiu o crescimento em quase todos os principais mercados do Grupo, com os maiores aumentos de produção registados na Alemanha e na Roménia, bem como nas infra-estruturas de transportes na Polónia.
A margem EBIT para o exercício de 2023 deverá ficar próxima de 5% (contra 4,2% em 2022), um valor superior ao inicialmente previsto.
Carteira de pedidos
Apesar das descidas acentuadas no mercado de construção residencial, a carteira de projetos manteve-se mais ou menos estável num nível muito elevado de 23,5 mil milhões de euros (-1% face a 31 de dezembro de 2022). O crescimento da carteira de encomendas foi registado na Alemanha, principalmente na construção civil e na engenharia civil, na Polónia e no Médio Oriente, entre outras regiões.
Perspectivas 2024
“Encorajados pelo sólido desempenho do ano passado, esperamos poder confirmar a nossa produção recorde em 2024. Com a nossa estratégia de: Pessoas. Planeta. Progresso. Estamos também numa posição ideal para beneficiar do aumento da procura de reconstrução, conversão e renovação, bem como de projetos de transição energética nos próximos anos”, afirmou Haselsteiner.
O Conselho de Administração espera que o volume de produção aumente ligeiramente, atingindo aproximadamente 19,4 mil milhões de euros no exercício de 2024 e a empresa mantém o seu objetivo de gerar uma margem EBIT de pelo menos 4%.
Com o fluxo de caixa de investimento líquido (fluxo de caixa das atividades de investimento) não previsto para exceder 750 milhões de euros em 2024, a Strabag deverá manter a sua forte posição no mercado da construção nos próximos anos.