Statkraft construirá mega projeto eólico na Bahia
13 October 2020
A empresa norueguesa Statkraft anunciou que está pronta para começar a construção de seu projeto de energia eólica Ventos de Santa Eugênia no nordeste brasileiro. As turbinas serão fornecidas pela fabricante alemã Nordex. Será o maior projeto eólico da empresa na América do Sul, e duplicará sua capacidade de geração de eletricidade por meio de vento no país.
O projeto é na Bahia, e terá uma capacidade de 519 MW, com um total de 91 turbinas separadas em dez conjuntos de torres. Dadas as condições de vento da área, o projeto gerará quase 2,3 TWh de energia renovável por ano, o que permitirá abastecer 1,17 milhão de lares.
“Os projetos estão sendo executados de acordo com os estritos sistemas de monitoramento e licenças ambientais e sociais do Brasil. Os projetos têm uma aquisição limitada de terras, nenhum reassentamento, um baixo impacto ambiental e nenhum impacto nas espécies que estão em ameaça de extinção. Além disso, a Statkraft levará adiante atividades de responsabilidade para as comunidades próximas, focadas na educação e melhorias na infraestrutura”, disse a empresa em comunicado.
O custo total do investimento é de cerca de R$ 2,5 bilhões, e a conclusão está programada para junho de 2023. A construção começará em janeiro de 2021 e espera-se que as primeiras turbinas eólicas comecem a operar em setembro de 2022. O modelo de turbina usado pelo projeto será o Nordex 163 / 5.7 MW, o maior já usado pela Statkraft até hoje.
“Como o Brasil é um dos países mais competitivos do mundo no que diz respeito {as energias renováveis, me alegra muito ver que a Statkraft pode produzir um projeto competitivo e rentável como este”, disse Fernando de Lapuerta, diretor geral da empresa no Brasil.
Em 2019, a Statkraft adquiriu um projeto eólico de 660 MW de um desenvolvedor local. Ajudado pela evolução tecnológica dos aerogeradores e a incorporação de novas áreas, a equipe da norueguesa redesenhou o projeto inicial, permitindo a ele se expandir a cerca de 1,1 GW. O anúncio de agora cobre os primeiros 519 MW deste desenvolvimento.
“A construção do Ventos de Santa Eugênia representa um passo significativo no caminho de alcançar o objetivo de desenvolver 6 GW de energia eólica em nível mundial para 2025, e cumprir com nossa ambição de nos tornarmos uma empresa líder em energia renovável no mundo”, afirmou Jürgen Tzschoppe, EVP International Power da Statkraft.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

