Startup brasileira cria solução sustentável para a Construção Civil

By Luciana Guimaraes09 July 2021

Localizada no Centro de Inovação Blumenau (CIB), Santa Catarina, empresa, chamada A XLam Engineering do Brasil é uma startup que participa do Programa de Incubação desenvolvido pelo Instituto Gene, em parceria com a Sedec (Prefeitura de Blumenau) e Fapesc, recebendo capacitações, mentorias e consultorias de especialistas de diversas áreas.

Sua tecnologia, que nasceu na Europa, traz um diferencial de precisão, velocidade de construção, menor desperdício de materiais, eficiência térmica na estrutura, obra limpa e organizada, segurança, durabilidade, custo competitivo comparado a outros sistemas de construção e sustentabilidade ambiental.

Um modelo de casa feito com a tecnologia já está aberto para exposição e visitação lá mesmo em Blumenau, e foi denominada “Casa Habitech”.

Profissionais italianos como engenheiros e construtores vieram especialmente para esse primeiro lançamento do protótipo europeu em solo latino-americano.

Execução:

Foram 16 pessoas envolvidas, por 13 dias, sendo 12 horas de montagem das estruturas de painéis somados a outros 12 dias para a aplicação das soluções de revestimento térmico e acústicos, incluindo acabamentos.

A Xlam argumenta que na Itália, uma construção como essa, de área construída de 200 metros quadrados, por exemplo, representa uma economia média de 14%, se comparada a construções convencionais, somando-se inclusive a economia energética.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Como o planejamento da elevação está integrado à segurança e aos negócios?
Hannah Sundermeyer conversa com especialistas em engenharia sobre o estado atual do planejamento de elevadores
Construção de Rodovias: O caminho para o futuro
As equipes de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para construção de estradas estão se concentrando na autonomia, energia e maior integração digital.
Preparação para a M&T a todo vapor
Após ser adiada devido à pandemia, a indústria de construção latino-americana se reunirá novamente no Brasil no final de agosto.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL