Sotreq introduz perfuratriz MD6310 no Brasil

By Fausto Oliveira06 January 2021

A Sotreq, distribuidora da Caterpillar no Brasil, introduziu no país o modelo de perfuratriz roto-percussiva MD6310, que se aplica em grandes operações mineiras. A venda de duas unidades foi realizada a uma grande empresa de mineração cujo nome não foi revelado.

A máquina realiza perfurações do tipo DTH (down the hole), combinando movimentos de rotação com percussão do trado de perfuração.

As duas MD6310 são as primeiras a chegar ao Brasil. Entre suas características, a perfuratriz de mineração da CAT tem recursos autônomos e semi-autônomos, comandados pelo sistema Minestar Terrain for Drilling. Uma destas tecnologias embarcadas é o sistema OMA (Operator Mission Assist), que automatiza todo o ciclo de perfurações, inclusive o deslocamento entre furos.

O trem de força da perfuratriz é controlado eletronicamente, com comunicação integral entre o motor a diesel, o compressor e os sistemas hidráulicos. A pressão de ar comprimido é variável segundo a aplicação e o ferramental aplicado ao equipamento. Além disso, a MD6310 tem todos os controles digitalizados e por meio de joystick em um sistema à disposição do operador na cabine.