Somar capacidades

By Fausto Oliveira02 December 2016

Avanza el sector de implementos complementarios para equipos pesados, que traen versatilidad de serv

Avanza el sector de implementos complementarios para equipos pesados, que traen versatilidad de servicio y ahorro de recursos

Ainda que o tempo seja de restrição econômica na maioria dos mercados latino-americanos, quem trabalha de verdade não descuida da qualidade. Muitas vezes, vale mais incorporar bons implementos a uma frota de equipamentos do que, em vez disso, adquirir novos equipamentos específicos para fazer o que acessórios realizam.

Além de menores custos, a opção por investir mais em implementos também gera mais versatilidade. Aqueles que usam suas carregadeiras tipo skid steer como valetadeiras, empilhadeiras, perfuratrizes e até como rolos compactadores sabem bem disso. E esse é só um exemplo.

Obviamente, não se deve esperar os mesmos graus de capacidade e potência. Mas isso não significa de forma alguma que os implementos de máquina não sejam a solução mais adequada para uma variedade de serviços.

Multiplicidade

A ideia é multiplicar as capacidades de um equipamento, que em geral se trata de uma máquina compacta. Assim, os provedores deste segmento, como a italiana MB Crusher, se posicionam para este mercado. Com seu primeiro escritório latino-americano aberto desde maio deste ano em São Paulo, a marca vem explorando o mercado da região com boas perspectivas de crescimento.

Além de abrir um escritório comercial no Brasil, a MB Crusher já marcou presença em eventos importantes na nossa vizinhança, como a Conexpo Latin America (Chile 2015) e a M&T Expo.

Este esforço comercial pretende introduzir com mais força um portfólio dedicado a aplicações de demolição e reciclagem, escavações, pedreiras, mineração e outros segmentos. Com fabricação na Itália, os acessórios da MB são caçambas de britagem e peneiramento, além de pinças e fresadoras.

Seu produto mais famoso é a linha de caçambas de britagem da série BF/MB-L, que tem 12 modelos para acoplamento em escavadeiras que vão desde as 2,8 até as 70 toneladas. Entre suas características técnicas, este implemento apresenta algumas diferenças interessantes, como um centro de gravidade mais baixo, o que facilita encontrar e manter a altura do braço durante a britagem, reduzindo vibrações na escavadeira e a potência necessária para a operação.

A MB Crusher também oferece na América Latina sete modelos das séries MB-S e MB-LS de suas caçambas de peneiramento, quatro modelos de pinça da série MB-G e três modelos de sua fresadora MB-R, que se acoplam em máquinas de 6 a 35 toneladas.

Especificidade

Mas há casos em que os acessórios representam um excelente investimento não apenas por suas múltiplas aplicações, mas também pelos serviços específicos que podem realizar.

Este é o caso do produto que a Erkat, fabricante alemão de implementos de fresagem, está promovendo atualmente. Trata-se da roda de corte Erwetor, comercializada sob a marca Erket, e que pode abrir valetas ou desbastar rocha e concreto.

A roda Erwetor tem um motor em cada uma de suas rodas laterais, o que a define como um implemento de alta potência. O fabricante afirma que a roda pode abrir espaços tanto em rochas de alta compressão como em concreto reforçado (portanto, útil para demolições). A marca oferece quatro modelos, para escavadoras de 14 até 55 toneladas.

Outra especificidade da Erwetor é sua capacidade de trabalhar em profundidades subaquáticas de até 30 metros. Assim, por exemplo, um contrato de canalização ou demolição submarina (na ampliação de um porto, por exemplo) poderia encontrar sua solução.

As aplicações de demolição e abertura de fendas e valetas em obras de túneis, canais e outra estruturas na América Latina contam, hoje, com um produto especialmente desenhado para elas. Ele é o Xcentric Ripper, implemento para escavadeiras que é o campeão de vendas da marca Xcentric na região.

Segundo a distribuidora do equipamento para a América do Sul, a chilena Expomaq, o Xcentric Ripper é um acessório de tecnologia simples e mecânica, sem componentes caros, o que o leva a ter manutenções só a cada 1 mil horas de utilização.

Com presença em seis países da sub-região (o próprio Chile, e também Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Peru), a representante afirma que o uso do Ripper está se tornando mais comum devido às regulações. “A cada dia é mais complexo realizar demolições com dinamite, devido ao impacto ambiental e falta de segurança. O Xcentric Ripper tem sido uma solução completa para os clientes”, diz Cristóbal Oliva, gerente comercial da Expomaq. No Brasil, o Xcentric Ripper não tem distribuidor.

Além de seu produto principal, a distribuidora também trabalha nos mercados da região outros implementos da mesma marca. São eles: a caçamba britadora Xcentric Crusher, a caçamba de peneiramento Xcentric Screener, e o engate rápido GO MAX, que se instala diretamente no braço das escavadeiras para facilitar a troca de acessórios.

Também no Chile, a Atlas Copco cresce nos mercados de mineração e demolição com o contínuo aperfeiçoamento de produtos e lançamento de novos modelos.

No que se refere a produtos muito utilizados na mineração, destacam-se seus martelos hidráulicos, que são seu produto mais vendido no país. Como a mineração é a principal atividade econômica do Chile, a filial da Atlas Copco neste país traz martelos que podem ser instalados em mini carregadeiras, retroescavadeiras e escavadeiras desde 0,7 até 140 toneladas.

Com tamanha oferta, não surpreende que seus martelos sejam também usados em demolições e pedreiras de rocha natural.

De acordo com Silvia Véliz, da Atlas Copco Chilena, a marca sueca “desenvolveu equipamentos cada vez mais simples, com menos componentes, como são os martelos hidráulicos Monoblock, que não dispõem dos três componentes básicos de um martelo, a parte inferior, a intermediária e a parte superior, trocando tudo por um corpo único”.

Mas a participação da Atlas Copco nesse mercado não se limita aos martelos. Recentemente, a filial chilena anunciou o lançamento naquele país da sua linha Bucket Crusher, ou seja, mais uma oferta de caçambas de britagem e produção de agregados através de implemento de equipamento pesado.

“A linha Bucket Crusher tem acessórios aptos para equipamentos portadores de 22 até 60 toneladas, e se utilizam em obras de demolição de concreto. Eu também destacaria a linha Steel Cutters, que podem ser instalados em escavadeiras de até 60 toneladas e são na maioria das vezes usados para corte de aço estrutural em serviços de demolição”, completa Silvia Véliz.

Conclusão: não será por falta de oferta de implementos de boa qualidade que os especialistas em demolição, britagem, mineração e outras aplicações serão prejudicados neste difícil momento econômico na maioria dos mercados da região.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
América Latina em maturidade de estradas
Revisão de alguns dos principais projetos de construção de estradas da região, que envolveriam investimentos de mais de US$ 18 bilhões.
Principais locadoras da América Latina
Uma nova versão do Latam Rental 45 mostra que 2020 foi um ano complexo, mas a indústria foi resiliente
Off Highway Research: 2021 terá vendas recordes de equipamentos
Apesar da pandemia, as vendas globais de equipamentos de construção atingirão um recorde este ano...se a indústria puder acompanhar a demanda.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL