Soluções de sustentabilidade da FEICON que podem transformar o mercado

Evento internacional da construção civil mostra que novas iniciativas sustentáveis estão presentes em todas as etapas dos projetos

A construção civil não tem sido “invadida” apenas por novas tecnologias capazes de contribuir para soluções mais eficientes e seguras por meio da análise de dados. Novas soluções de sustentabilidade também estão atraindo a atenção dos profissionais desse mercado. A 28ª edição da FEICON, é retrato desse movimento e mostra alternativas que estão presentes em todas as etapas dos projetos para reduzir os impactos ambientais.

Iza Valadão, engenheira, PhD. em materiais e sustentabilidade e embaixadora da FEICON destaca que tem havido um maior interesse do setor em conhecer novidades e, consequentemente, um crescimento no desenvolvimento de soluções.  “Penso que as marcas, em função das políticas de ESG em suas empresas, começaram a olhar de forma diferente para os 3 pilares da sustentabilidade: meio ambiente, social e financeiro. Outro ponto forte foi o aumento de programas de recolhimento de resíduos ao longo dos últimos anos no Brasil. Isso fez com que diferentes empresas tivessem matéria-prima à disposição”.

Confira algumas das soluções apontadas pela especialista:

Vergalhão 50 S XCarb™️: O componente apresentado pela ArcelorMittal tem 100% da composição feita de material reciclado e 100% da energia utilizada é renovável, resultando em redução da emissão de gás carbônico (CO2) em cerca de 60%.

Cabo Elétrico Sustentável (SIl): A solução da SIL Fios e Cabos Elétricos é produzida a partir da cana-de-açúcar, utilizando 100% de material reciclado. Além disso, o Cabo Flexível AtoxSill Eco 750 V traz algumas vantagens para o meio ambiente, como a baixa emissão de fumaça e gases tóxicos em caso de incêndio. 

Piso permeável: atualmente, há muitas soluções para deixar o piso impermeável. Seja usando uma estrutura que permite o uso de pedra brita no seu interior ou resíduos na sua composição, a exemplo de chinelos descartados que viraram piso, em novidade apresentada pela Aubicon. A empresa também usa essa solução para a produção de rodas de carrinhos de mão, comuns no transporte de produtos nos canteiros de obras.

Impermeabilizantes com embalagens 100% recicladas: deixam de consumir mais de 1.000 toneladas de plástico virgem por ano e podem ser encontrados no portfólio da QUARTZOLIT.

Isolamento Acústico Sustentável: A Trisoft – Revestimentos funcionais apresenta soluções para pisos e paredes fabricadas com matéria-prima renovável: lã de garrafas PET.

O interesse do mercado no desenvolvimento de iniciativas sustentáveis também se reflete na Rota de Sustentabilidade, que tem organização da Inovatech Engenharia. A tradicional atração da FEICON que dá visibilidade aos produtos que atendem aos critérios de menor impacto ambiental, selecionados por especialistas, tem registrado crescimento a cada ano. No comparativo entre as edições de 2023 e 2024, houve um aumento de 26% no número de produtos escolhidos para compor a programação.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL