Solução para prevenção de risco estrutural chega ao Brasil

By Gabriel Lira17 October 2019

A empresa francesa especialista em monitoramento e inspeção de obras Osmos está trazendo ao Brasil uma linha de soluções de monitoramento mecânico para distintas obras e estruturas. “Estas tecnologias permitem às empresas de engenharia e construção monitorar continuamente a integridade de suas obras”, afirma a empresa.

O sistema de captação de fibra ótica, chamado Optical Strand, permite o monitoramento, detecção e reconhecimento de deformações e debilidades potenciais em diferentes tipos de edifícios e estruturas. “O Optical Strand tem sensores de fibra ótica que são colocados diretamente na estrutura”, diz a empresa que no Brasil opera através de uma associação com Bureau Veritas Group. Além disso, a Osmos diz que “também são aplicáveis a todo tipo de estruturas, assim como a qualquer situação, desde o esclarecimento de dúvidas até o monitoramento de obras, incluindo a prevenção e gestão de crises”.

A Osmos tem uma equipe dedicada a criar ferramentas de processamento e análise dos dados recolhidos com o Optical Strand. Entre os elementos algorítmicos desenvolvidos, estão o Weigh-in-Motion + Deformation (WiM + D), uma versão avançada de pesagem de movimento, relacionada com deformações estruturais ou compensações térmicas. “A ferramenta analisa a relação entre a evolução da temperatura e o comportamento mecânico das estruturas. Isto pode antecipar os problemas em estruturas equipadas com nosso sistema”, diz a empresa.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Aplicando um gêmeo digital
Conectar o mundo físico e virtual para planejar, projetar, construir e operar projetos é o que esta tecnologia significa.
BIM: metodologia chave
Conectividade da Internet, aliada à capacidade cada vez maior de coleta e análise, junto à uma necessidade de multiplicar e impulsionar o empreendedorismo, trazem o BIM para o topo da cadeia de construção.
Os múltiplos benefícios e a validação das Construtechs
Elas estão se mostrando cada vez mais presentes na cadeia produtiva da construção e suas soluções tecnológicas estão fazendo a diferença e angariando adeptos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL