Software de aluguel: como melhorar a eficiência da frota de acesso?

28 February 2023

O gerenciamento analítico da frota está se tornando uma necessidade para a lucratividade a longo prazo.

A transformação digital e o uso de software de aluguel estão no centro de muitas estratégias de aluguel há algum tempo e são um fator-chave do ponto de vista da estratégia de produto, diz inspHire.

GemOne’s Battery Monitoring Solution. Solução de monitoramento de bateria da GemOne. (Foto: GemOne)

Ser capaz de reagir dinamicamente às condições de mercado em rápida mudança é fundamental. Não apenas as empresas estão sendo solicitadas a serem mais sustentáveis, mas também as pressões inflacionárias estão fazendo com que os custos aumentem.

Martin Bestwick, diretor de vendas da inspHire, diz: “Medir com precisão o retorno sobre o investimento e o desempenho dos negócios durante esses tempos é fundamental.

“Embora as taxas de aluguel possam ser um pouco mais altas do que outras, as empresas de aluguel inteligentes estão oferecendo a seus clientes um serviço melhor – seja lembrando-os de equipamentos fora do aluguel”.

Isso pode ser alcançado usando o sistema de alertas da inspHire ou usando as APIs inspHire detalhadas para criar seu próprio ecossistema de clientes interconectados.

Outro serviço, o inspHire Corporate, permite que as locadoras unifiquem e padronizem processos complexos espalhados por muitas unidades de negócios ou regiões geográficas em um sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP) de gerenciamento de aluguel central.

Empresas como Boels, Riwal, Algeco e Hirepool têm o inspHire Corporate no centro de seus negócios.

Diante disso, a inspHire continua a adicionar novos recursos ao seu aplicativo móvel para aumentar ainda mais essas eficiências.

Isso inclui processos no local em tempo real, como PODs, reparos, serviços e inspeções de veículos.

Ao mesmo tempo, esses novos recursos também ajudam a reduzir os custos operacionais, ajudando os clientes a reduzir o uso de documentação manual em papel.

Um dos produtos mais recentes da inspHire foi lançado no Executive Hire Show, que aconteceu no Reino Unido no início de fevereiro, é o WebPro.

A solução de comércio eletrônico fornece uma presença na web B2B/B2C pronta para uso, permitindo que as locadoras concorram online e offline.

“Vemos isso como um divisor de águas para a empresa de aluguel SME”, diz Bestwick. “Historicamente, a implementação de uma janela de loja virtual integrada era muito cara ou limitada em termos de verdadeira funcionalidade de comércio eletrônico.

“Acreditamos que a WebPro fornecerá às PMEs ferramentas para expandir seus negócios por meio da capacidade de ampliar seu catálogo de produtos e começar a receber pedidos pela primeira vez online.”

App do operador ePAL atinge marco
IPAF’s ePAL mobile app for MEWP operators. Aplicativo móvel ePAL da IPAF para operadores de PEMT. (Foto: IPAF)

O aplicativo móvel ePAL da IPAF para operadores de MEWPs e plataformas de mastro já ultrapassou um quarto de milhão de downloads pela primeira vez.

O aplicativo foi lançado em junho de 2021 e desenvolvido com o Trackunit, com o lançamento global concluído em 2022.

O aplicativo permite a certificação digital de treinamento, incluindo o cartão Powered Access License (PAL) da IPAF. É gratuito e está disponível em sete idiomas.

O aplicativo permite que a IPAF comunique mensagens de segurança aos operadores em todo o mundo. Ele também oferece benefícios aos usuários em termos de armazenamento e compartilhamento de certificação de treinamento e registro do tempo da máquina, além de relatar incidentes ou quase acidentes no portal da IPAF.

O aplicativo está disponível em todos os territórios onde a IPAF certifica o treinamento e, até o momento, possui usuários ativos em mais de 160 países em todo o mundo.

Peter Douglas, CEO e diretor administrativo da IPAF, comentou: “Desenvolvemos o ePAL em parceria com nossa empresa membro Trackunit em parte para oferecer aos operadores e supervisores uma ferramenta digital para compartilhar certificação de treinamento e registrar o tempo do equipamento, e também como parte de nosso projeto de digitalização em andamento .

“Estamos simplificando o processamento das licenças da IPAF e reduzimos significativamente a pegada de carbono envolvida no envio de centenas de milhares de cartões PAL de plástico e certificados de papel para todo o mundo a cada ano.

A API da InspHire é uma das adições mais importantes ao portfólio de produtos da inspHire, diz a empresa.

Embora a inspHire forneça uma solução para a maioria das principais atividades operacionais em uma empresa de locação, ela não pode ser tudo para todos os usuários. “Existem especialidades por aí que diluiriam seu foco se tentassem fornecer uma solução completa de ponta a ponta para eles”, diz Bestwick.

Com isso em mente, sua API conecta o inspHire a outras soluções críticas que vão desde soluções de telemática até FSM (Field Service Management) ou mesmo soluções de automação AP.

Um dos principais objetivos da inspHire é permitir novas maneiras para que seus clientes sejam esse diferenciador, diferenciando-os no mercado de aluguel desafiador e em rápida evolução em que nos encontramos hoje.

O impacto do software na gestão de frotas

De acordo com a GemOne, os dois desenvolvimentos mais significativos em soluções de gerenciamento de frota são a mudança de empresas em todo o mundo em direção à digitalização total e a necessidade de os proprietários de máquinas tornarem suas frotas mais eficientes.

“Um grande desafio para os gestores de frota na implementação da gestão de frotas de aluguer de acessos é que a sua frota pode ser constituída por viaturas de várias marcas.”

The GemOne Onyx. O GemOne Onyx. (Foto: GemOne)

A GemOne trabalha independentemente dos fabricantes de veículos, acrescenta a empresa. “Isso significa que podemos nos conectar facilmente a todas as marcas e modelos na frota de um cliente, integrando dados de rastreadores GemOne e rastreadores existentes de outros fornecedores na plataforma GemOne Cloud, para que todos os dados estejam disponíveis em um só lugar.

“Fatores como o aumento dos prêmios de seguro e aumentos nos preços dos combustíveis estão impulsionando esse tipo de mudança, o que aumenta drasticamente os custos dos negócios.

“Mas há outros fatores que levam as empresas a soluções de gerenciamento de frota, para facilitar uma manutenção melhor e mais rápida por meio de equipes de manutenção, para melhorar a segurança no local de trabalho dos funcionários e para atender às demandas da atual escassez global de habilidades.”

A GemOne desenvolveu sua solução de gerenciamento de frota Onyx. Ele permite que as empresas de aluguel de equipamentos de acesso rastreiem veículos, aumentem a eficiência, operem com mais segurança e evitem paradas inesperadas.

A plataforma Onyx mostra instantaneamente o status das máquinas de acesso: onde uma máquina está localizada, quem a está operando e quando deve ser feita a manutenção.

A captura desses dados permite que os gerentes de frota obtenham informações sobre quais ativos adicionar ou desinvestir para que possam otimizar a composição de sua frota.

Recursos específicos incluem rastreamento por GPS, para que as empresas saibam a localização exata de suas máquinas em tempo real; geofencing e histórico de localização, para que as empresas possam evitar a sublocação ou roubo indesejado de suas máquinas; relatórios de uso, para que os gerentes de frota vejam quais máquinas são usadas com mais frequência em quais locais (e quais não são) para uma composição ideal da frota; e diagnósticos remotos e dados CAN, permitindo que as empresas atendam mais máquinas de maneira mais eficiente.

Uma grande inovação da solução de gerenciamento de frota Onyx existente da GemOne é a adição de dados CAN.

O barramento Controller Area Network (ou CAN) permite que os dispositivos da máquina se comuniquem entre si.

A funcionalidade de dados CAN equipa os gerentes de frota com informações em tempo real sobre o status de suas máquinas, ajudando-os a melhorar a segurança da máquina e aumentar a produtividade da frota.

O rastreador alimentado por bateria da GemOne tem dois usos; rastreamento de ativos não alimentados e rastreamento de backup. É útil para ativos não alimentados onde as empresas possuem equipamentos caros que não funcionam com baterias.

O rastreador alimentado por bateria também pode ser usado para fazer backup de um rastreador existente em um ativo de alto valor, onde é crucial monitorar a localização desse ativo.

Além disso, a GemOne oferece uma solução de monitoramento de bateria para que as empresas possam eliminar os desafios relacionados ao gerenciamento de baterias caras.

Isso permite que as empresas evitem o desgaste desnecessário de suas baterias, maximizem os ciclos de carga e prolonguem a vida útil da bateria.

Software de rastreamento de tempo de inatividade do equipamento

A Trackunit produz produtos e serviços com o objetivo declarado de ‘eliminar o tempo de inatividade’, de tornar a construção mais eficiente e produtiva por meio do uso inteligente de dados.

Mais de 150 OEMs usam sua plataforma e a capacidade de obter dados de tantas fontes diferentes e apresentá-los em uma plataforma de maneira clara e significativa é um dos principais motivos, diz o CEO da Trackunit, Soeren Brogaard , porque a empresa é muito maior do que seu concorrente mais próximo.

Os negócios foram bons para a empresa de software com sede na Dinamarca, com vendas aumentando em 20% em 2022.

Trackunit’s Kin, an asset tracking system O Kin da Trackunit é um sistema de rastreamento de ativos para pequenas ferramentas e acessórios. (Foto: Trackunit)

Este ano, a empresa adquiriu a empresa alemã ‘disruptora’ Flexcavo. Os termos do acordo, que foi fechado em 1º de janeiro, não foram divulgados.

A Trackunit disse que a mudança permitirá ampliar seu alcance no mercado de empreiteiros.

A Flexcavo, sediada em Berlim, é uma empresa híbrida de aluguel e software fundada em julho de 2020 por Benedict Aicher e Leonhard Fricke.

A empresa, que faz comparações com a EquipmentShare, empresa de aluguel e tecnologia com sede nos Estados Unidos, desenvolve aplicativos e software para fluxo de trabalho habilitado para dados e gerenciamento de processos, visando o mercado de empreiteiros. Também possui frota própria de equipamentos para locação.

A quantidade de dados produzidos na indústria da construção aumentou rapidamente na última década. O próprio Trackunit reúne cerca de 1,9 bilhão de pontos de dados todos os dias.

Isso foi de um nível baixo, mas mostra que o investimento está sendo feito. Falando ao KHL Group na exposição Bauma de outubro passado em Munique, Brogaard acrescentou: “você não pode realmente estar neste setor a menos que seu produto forneça dados”.

Um dos últimos lançamentos da Trackunit é o Kin.

Kin é um sistema de rastreamento de ativos para pequenas ferramentas e acessórios com uma etiqueta habilitada para Bluetooth que pode ser anexada a qualquer peça de equipamento de construção.

A tag se conecta ao aplicativo Go da Trackunit, disponível para dispositivos móveis, tornando-a instantaneamente detectável em um alcance de até 400m.

Brogaard diz que o novo padrão Bluetooth triplicou a duração do sinal, melhorou muito a duração da bateria e também o tornou mais barato; isso desbloqueou o verdadeiro potencial de Kin.

Em termos simples, se um canteiro de obras tiver o Kin em máquinas e acessórios, ele criará uma rede Bluetooth, o que significa que qualquer peça de equipamento marcado pode ser localizada instantaneamente, potencialmente economizando tempo de rastreamento dos operadores, além de reduzir o roubo.

“É um mecanismo muito poderoso que permite que nossa indústria comece a evitar paradas de ativos. Ninguém mais está fazendo isso.

“Ninguém mais está colocando infraestrutura no lugar. Conseguimos que todos os nossos grandes clientes e OEMs comprassem a ideia”, diz ele.

Inteligência artificial na construção

Isso é algo que está disponível aqui e agora. Olhando para o futuro, Brogaard já havia falado sobre o que chama de ‘ciclos de aprendizado acelerado’ - basicamente, o conceito de que quanto mais a inteligência artificial (IA) é usada, mais inteligente ela fica.

Ele diz que a IA em sistemas de orientação 2D e 3D são muito úteis para a construção, mas a indústria está muito longe da automação ‘completa’.

“Estamos muito longe de sistemas autônomos onde a IA pode, em última instância, aumentar um ser humano… hoje, os dados que coletamos são usados ​​principalmente para otimizar dentro do modelo de negócios existente.

“Ainda estamos no início do backload desses dados e do uso das máquinas nas principais funções de P&D dos OEMs, para que eles possam começar a usar esses dados para criar sistemas melhores.”

Outra questão é que os canteiros de obras geralmente são diferentes uns dos outros (ao contrário, digamos, da mineração) e esse ambiente descontrolado dificulta a IA.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL