Sobratema divulga estudos que permitem radiografia da indústria
30 November 2011
O aumento dos investimentos em obras de grande porte registrado nos últimos anos no Brasil tem promovido também um expressivo aumento na comercialização de equipamentos utilizados nelas. Para acompanhar tal evolução, a SOBRATEMA - Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção tem feito um estudo anual denominado Estudo do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção. Ele chega este ano a sua quinta edição e já se tornou uma indispensável ferramenta na tomada nas decisões de construtoras, distribuidoras e fornecedores da área de infraestrutura em todo o País. Além dos dados referentes ao mercado anual, o estudo também faz uma projeção para os próximos cinco anos.
O estudo abrange os principais equipamentos da chamada linha amarela (terraplenagem e compactação), além de gruas, guindastes, compressores portáteis, plataformas aéreas, manipuladores telescópicos, tratores agrícolas e caminhões utilizados por construtoras. Desde sua primeira edição, em 2007, a compilação e análise dos dados conta com as consultorias econômicas do jornalista britânico Brian Nicholson e do professor Rubens Sawaya, da PUC-SP. Segundo Nicholson, o estudo oferece uma visão do potencial do setor de equipamentos no Brasil e, dessa forma possibilita também situar o mercado brasileiro no cenário mundial do setor.
O estudo de mercado permite o dimensionamento da importância econômica do setor e também das políticas que facilitam a aquisição de equipamentos modernos e eficientes, além de ser um instrumento útil de planejamento para as empresas do setor. Segundo Nicholson a edição deste ano ganha especial importância para aferir as potencialidades do setor, uma vez que os dados mais recentes apontam um desempenho errático, cheio de altos e baixos. Segundo os últimos estudos anuais, o setor subiu mais de 40% em 2007 e 2008, depois caiu quase 25% em 2009, devido aos efeitos da crise mundial, para em seguida surpreender com um crescimento de 70% em 2010.
CONHECIMENTO DA FROTA - Este ano, além do estudo de mercado, a SOBRATEMA lança uma novidade: a Pesquisa Frota Brasil em Atividade. Trata-se de um levantamento que identificará os equipamentos para construção em operação no País, por tipo, categoria e sua faixa de idade. A abrangência do levantamento é nacional. Foram pesquisadas as 300 maiores empresas usuárias de equipamentos, sendo 150 construtoras do mercado de infraestrutura, que representam 70% do faturamento do setor, 100 construtoras do mercado imobiliário, que representam 50% da metragem quadrada em construção e 50 empresas do mercado de locação. Além disso, foram feitas consultas aos representantes e distribuidores de equipamentos de construção (dealers) para saber sua visão do mercado, dificuldades e expectativas.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

