Sobratema dá detalhes da M&T Expo 2015

M&T 20 logo

M&T 20 logo

A associação brasileira que representa o setor de fabricantes e distribuidores de equipamentos de construção e mineração, Sobratema, deu entrevista coletiva internacional esta semana para anunciar as novidades da 20ª edição de sua feira de máquinas mais importante, a M&T Expo, que será realizada entre 9 e 13 de junho de 2015, em São Paulo.

A primeira grande novidade anunciada pelo presidente da Sobratema, Afonso Mamede, tem a ver com o espaço do evento. Tradicionalmente realizada no Centro de Exposições Imigrantes, a feira estará no mesmo lugar mas com novo nome, São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. A mudança responde à grande remodelação do espaço, que deverá finalizar somente em 2016.

Com isto, a 20ª edição da M&T ocupará uma área de 110.000 metros quadrados. De acordo com Mamede, 500 empresas fabricantes de equipamentos já reservaram quase todos os espaços de stands disponíveis. Falando sobre a expectativa de público, o executivo do setor diz que esperam assistência de 54.000 pessoas durante os dias do evento, que exibirá no total cerca de 1.000 marcas de marcas de produtos e serviços relacionados à construção.

Obviamente, Afonso Mamede referiu-se à situação econômica do Brasil, que não é boa este ano e tampouco deverá melhorar muito em 2015. No entanto, ele está otimista. “As projeções para o mercado brasileiro em 2015 são de queda, principalmente dadas as incertezas pela troca de governo. Mas há expectativa de retomada no segundo semestre pelas concessões e PPPs. Esses modelos de investimentos provavelmente vão ajudar”.

Em resposta à pergunta da Construção Latino-americana que participou da coletiva através do sistema de transmissão pela internet, Mamede referiu-se a dois programas que ajudaram muito à venda de equipamentos no Brasil nos últimos anos: o programa de aquisição de equipamentos para municípios pequenos pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário, e o programa de construção de moradias sociais Minha Casa Minha Vida.

“Não há dúvida que o programa Minha Casa Minha Vida vai continuar. Mesmo que o governo mude, o programa continua porque trata-se de uma necessidade fundamental. O programa tem sustentabilidade, financiamento e as empresas investem muito nele. O programa do ministério é pontual, no entanto em 2015 ainda há pedidos a entregar. As retroescavadeiras já não estarão, mas sim motoniveladoras e escavadeiras. Mesmo que o setor de infraestrutura tenha dificuldades, esses programas ajudam a melhorar a posição dos fabricantes”, afirmou.

A feira M&T que posicionar-se como o lugar para fazer negócios no mercado brasileiro da construção. É assim como a Sobratema tem expectativas de realizar vendas durante a feira por R$1,4 bilhão. De acordo ao presidente da instituição, os caminhões são nada menos que 50% das vendas de equipamentos relacionados à construção no Brasil. Depois vêm os equipamentos da linha amarela que respondem por 25% das vendas totais.

Estudo recente da Sobratema mostra que o mercado no Brasil vive hoje em dia um novo nível de vendas, tendo crescido consistentemente desde 2007 até agora. A queda projetada para o próximo ano não tem no mercado um impacto catastrófico, já que o nível de unidades vendidas cresceu mais de 8% anual nos últimos anos.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL