Sobral começa a aterrar rede elétrica
29 June 2020
A cidade de Sobral, no Ceará, se coloca na vanguarda da infraestrutura municipal do país, com o projeto de aterramento da rede elétrica de seu centro histórico. O projeto vem sendo tocado pela prefeitura municipal em parceria com a Enel, que opera a rede, e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
A meta do projeto é aterrar toda a eletricidade do centro histórico de Sobral até o fim do ano, o que deverá aumentar significativamente a segurança energética do município, e gerar mais possibilidades de controle do serviço, através da automação da gestão pela concessionária.
Aproveitando as obras de aterramento da eletricidade, Sobral também vai aterrar as conexões de telefonia e internet do seu centro histórico.
A carga elétrica de Sobral passará de 1,2MVA para 1,8MVA, o que vai gerar melhores condições de receber investimentos comerciais e de construção na cidade. Por isso, o projeto prevê também a instalação de cerca de 10 km de cabos e dutos, três centros de transformação de energia e um centro de controle.
“Sobral será referência para mostrar que grandes cidades passarão a ter uma rede moderna com inteligência integrada em sua operação. É o marco inicial para começarmos essa evolução”, disse o responsável pelo projeto na Enel, Glauco Valério.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

