Sobral começa a aterrar rede elétrica

By Fausto Oliveira29 June 2020

Sobral

A cidade de Sobral, no Ceará, se coloca na vanguarda da infraestrutura municipal do país, com o projeto de aterramento da rede elétrica de seu centro histórico. O projeto vem sendo tocado pela prefeitura municipal em parceria com a Enel, que opera a rede, e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A meta do projeto é aterrar toda a eletricidade do centro histórico de Sobral até o fim do ano, o que deverá aumentar significativamente a segurança energética do município, e gerar mais possibilidades de controle do serviço, através da automação da gestão pela concessionária.

Aproveitando as obras de aterramento da eletricidade, Sobral também vai aterrar as conexões de telefonia e internet do seu centro histórico.

A carga elétrica de Sobral passará de 1,2MVA para 1,8MVA, o que vai gerar melhores condições de receber investimentos comerciais e de construção na cidade. Por isso, o projeto prevê também a instalação de cerca de 10 km de cabos e dutos, três centros de transformação de energia e um centro de controle.

“Sobral será referência para mostrar que grandes cidades passarão a ter uma rede moderna com inteligência integrada em sua operação. É o marco inicial para começarmos essa evolução”, disse o responsável pelo projeto na Enel, Glauco Valério.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Escavadeiras: Novas energias
Grandes equipamentos estão procurando maneiras de se tornar mais eficientes, produtivas e com menor impacto sobre o meio ambiente.
Versatilidade de carga
Compactas ou enormes, estas máquinas estão ganhando terreno nos principais locais de terraplenagem ao redor do mundo.
Aplicando um gêmeo digital
Conectar o mundo físico e virtual para planejar, projetar, construir e operar projetos é o que esta tecnologia significa.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL