Sob nova gestão, Peru deve retomar projetos paralisados

04 August 2016

gasoducto sur peruano

gasoducto sur peruano

O governo da região de Puno no sul do Peru, anunciou recentemente que deverá retomar a construção do megaprojeto do gasoduto sul-peruano e de plantas de tratamento de água.

O governo anterior havia oficializado mediante um decreto supremo, que a prioridade nacional em 2016 seria a implantação de soluções para o tratamento e disposição de águas residuais, portanto, a retomada dos projetos, dependerá de uma reunião com o novo presidente Pablo Kuczynski, onde o governador regional, Juan Luque Mamani, ratificará o pedido.

O principal projeto será uma planta de tratamento de águas residuais, especificamente para o leito do lago Titicaca, que tem hoje um grave problema de contaminação proveniente de deságues domésticos, já que a região próxima não conta com um sistema de esgoto.

Nesse sentido, deverá ser implantado um projeto integral para o tratamento das águas residuais vertidas no lago, o que se traduzirá em benefícios no âmbito de saúde pública, bem-estar, desenvolvimento econômico e preservação ambiental, acima de tudo.

Sobre o gasoduto sul-peruano, que está paralisado, sabe-se que o megaprojeto tem potencial para desenvolver economicamente várias regiões do sul do país por meio da industrialização baseada em uma mudança de matriz energética, além de entregar à população o acesso à uma fonte limpa de energia. Portanto, também será pauta da reunião.

Segundo foi divulgado, as propostas já foram mencionadas ao novo presidente de maneira verbal, porém agora devem ser postas em pauta para virar um acordo formal.

Atualmente, a cobertura geográfica do sul do Peru expõe à população carente à baixas temperaturas, além disso, 72 distritos da região estão em declaratória de emergência sanitária.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL