SMOPYC chega com otimismo

19 December 2013

DEC13 CLA Feature Smopyc

DEC13 CLA Feature Smopyc

A falta de perspectivas de crescimento significativas na Espanha, no médio prazo, está acelerando o processo de internacionalização de muitas empresas espanholas que vem, em sua maioria, apostando em mercados emergentes, como o latino-americano, principalmente em países como Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. Nesse contexto, e imerso em um país que parece ver alguns raios de luz no final do túnel, o mercado da construção espanhol mostra alguns sinais de otimismo, os quais se notam cada vez mais com a aproximação da 16ª edição do Salão Internacional de Máquinas de Obras Públicas, Construção e Mineração (SMOPYC), que será realizada em Zaragoza, de 1 a 5 de abril.

José Antonio Vicente, diretor da Feira de Zaragoza e presidente da Associação de Feiras Espanholas (AFE), é mais cauteloso e garante que, apesar de que em relação à evolução do setor da construção é necessário ser otimista, reconhece que também é importante ser realistas e proativos. “Em muitos fóruns já se fala de uma recuperação econômica, mas o setor da construção não tem as mesmas perspectivas”, afirma. O diretor explica que, segundo algumas projeções, a construção na Espanha não contempla sinais de reativação até 2015, mas garante que ao menos as quedas irão diminuindo.

Vicente também afirma que muitas empresas se reposicionaram, redimensionaram e saíram ao exterior justamente devido à crise, mas defende que agora é o momento ideal para apoiar a feira de prestígio internacional, que conta com 40 anos de historia. “Agora mais que nunca as empresas precisam da atividade da feira e de seus benefícios. Por isso, se na edição anterior de 2011, em plena crise, participaram 1.253 expositores e 89 mil visitantes, aspiramos e confiamos em, pelo menos, repetir resultados”, comenta.

A 16ª edição, que está sob a responsabilidade de um Comitê Organizador composto por 22 empresas, 19 organismos e associações tanto nacionais como internacionais, pretende ser tão bom como as anteriores. O executivo garante que graças à grade reputação que a indústria tem da máquina espanhola, não há com que se preocupar, já que a feira apresentará equipamentos de alto nível tecnológico e preços altamente competitivos.

Mudanças e destaques

O diretor de Feria de Zaragoza garante que se fez um grande trabalho sobre a internacionalização do evento, além de que a pretensão era ter um salão competitivo e custos de participação de acordo ao mercado, sem perder qualidade com relação à instalações e serviços. Os mais de 350 mil m² do recinto albergarão os onze pavilhões, além de uma área exterior e outra de demonstrações.

A nova edição terá a tradicional premiação à Inovação Tecnológica, cujo jurado será presidido pelo diretor técnico da SEOPAN (Associação de Empresas Construtoras do Âmbito Nacional), Ricardo Cortés.

Com relação às inovações, trará as mais novas tecnologias que aumentem a produtividade de sistemas e equipamentos, melhorias em relação à comodidade para o usuário e que não causem impactos ao meio ambiente.

“A conclusão é que a SMOPYC 2014 deveria ser de participação obrigatória”, finaliza Vicente.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL