Sistema peruano pode reduzir à metade tempo de reconstrução

28 March 2017

Após a destruição deixada em certas zonas do Peru pelas tempestades provocadas pelo fenômeno climático El Niño, o subgerente de Obras por Impostos do Banco de Crédito do Peru, Allen Concha, afirmou que dar força ao sistema de Obras por Impostos reduziria à metade o tempo de execução de obras de reconstrução previstas pelo governo, em comparação a se as obras forem feitas pelo tradicional sistema de obras públicas.

Sob o esquema de Obras por Impostos, uma empresa assume o custo e executa o processo de construção. Então, os custos da obra são repassados ao Estado em forma de isenção dos impostos devidos pela construtora responsável pelo projeto.

Concha exemplificou com a construção de uma estrada, cuja execução tome seis meses. Sob o sistema de Obras por Impostos, todo o processo poderia tomar um ano e meio. Sob o sistema de obras públicas, entretanto, a mesma rodovia poderia ficar pronta em três anos. “Isto porque teríamos que fazer licitações não só das obras, mas também dos estudos de pré-investimento e do expediente técnico”, disse. 

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL