Sistema peruano pode reduzir à metade tempo de reconstrução
28 March 2017
Após a destruição deixada em certas zonas do Peru pelas tempestades provocadas pelo fenômeno climático El Niño, o subgerente de Obras por Impostos do Banco de Crédito do Peru, Allen Concha, afirmou que dar força ao sistema de Obras por Impostos reduziria à metade o tempo de execução de obras de reconstrução previstas pelo governo, em comparação a se as obras forem feitas pelo tradicional sistema de obras públicas.
Sob o esquema de Obras por Impostos, uma empresa assume o custo e executa o processo de construção. Então, os custos da obra são repassados ao Estado em forma de isenção dos impostos devidos pela construtora responsável pelo projeto.
Concha exemplificou com a construção de uma estrada, cuja execução tome seis meses. Sob o sistema de Obras por Impostos, todo o processo poderia tomar um ano e meio. Sob o sistema de obras públicas, entretanto, a mesma rodovia poderia ficar pronta em três anos. “Isto porque teríamos que fazer licitações não só das obras, mas também dos estudos de pré-investimento e do expediente técnico”, disse.