Sika investe em projeto sustentável para reduzir emissão de gases

By Luciana Guimaraes26 August 2021

O mundo vem lidando com um recorde de emissão de CO2 na atmosfera que avança nos últimos anos, relatou a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Esta intensificação se deve, principalmente, à queima de combustíveis fósseis pelas indústrias e pelos automóveis, à queima de florestas e à pecuária.

As consequências são visíveis e terrivelmente sentidas, como as mudanças climáticas – ou aquecimento global.

A Sika , empresa especializada em produtos químicos para construção civil, tem apostado em iniciativas sustentáveis que possam minimizar os impactos que suas operações causam ao meio ambiente.

A multinacional instituiu o Comitê de Sustentabilidade para a América Latina. Multidisciplinar, que reúne lideranças de distintas áreas e países para discutir projetos que melhorem o desempenho da Sika em sustentabilidade considerando as características e operações da região.

Uma das principais estratégias traçadas foi a revisão das atividades em suas plantas que produzem membrana asfáltica na América Latina e que são intensivas no consumo de energia.

Também terão atenção a avaliação do consumo de água nos processos, redução da geração de resíduos e desenvolvimento de produtos tem como premissa buscar as melhores alternativas para os clientes, alcançando seus objetivos favoráveis ao meio ambiente.

“No Brasil, após um mapeamento do consumo de energia da fábrica localizada em Lençóis Paulistas, em São Paulo, foi definida a revisão de equipamentos para obter mais eficiência e substituir o combustível utilizado na fabricação dos produtos”, avaliou Kleber Bautz, Gerente de Operações.

O investimento da marca no país foi de R﹩1,7 milhão com o programa.

Emissão de gases

“Em 2023, o objetivo é reduzir 15% das emissões relativas comparadas ao ano de 2019. Neste esforço global, o Brasil se destaca. Somente este projeto de Lençóis Paulista nos permitirá reduzir em mais de 1000 tCO2eq as emissões desta planta. Para se ter uma ideia da dimensão deste projeto, as emissões diretamente controladas pela Sika em todo o Brasil foram de 5,3 mil tCO2eq em 2020. Ou seja, aproximadamente 20% das emissões diretas da marca em 2020 serão evitadas no próximo ano”, explica Kleber.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
América Latina em maturidade de estradas
Revisão de alguns dos principais projetos de construção de estradas da região, que envolveriam investimentos de mais de US$ 18 bilhões.
Principais locadoras da América Latina
Uma nova versão do Latam Rental 45 mostra que 2020 foi um ano complexo, mas a indústria foi resiliente
Off Highway Research: 2021 terá vendas recordes de equipamentos
Apesar da pandemia, as vendas globais de equipamentos de construção atingirão um recorde este ano...se a indústria puder acompanhar a demanda.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL