Siemens lança CS Advisor, para monitoramento de equipamentos da indústria

Planejamento das manutenções ocorre com base em históricos de informações registradas no sistema de nuvem MindSphere

Empresa focada em inovação e digitalização, a Siemens entrega soluções que se materializam em formato de jornada, ou seja, a companhia oferece um conjunto completo de produtos e serviços para integrar toda a cadeia de valor.

Foi em um destes momentos de monitoramento contínuo com clientes que a divisão Digital Industries detectou que poderia ir além e trazer mais uma funcionalidade para antecipação de problemas. Nascia ali a ferramenta baseada em software CS Advisor, que fica ancorada no MindSphere, sistema operacional aberto para a Internet das Coisas que permite a conexão de equipamentos e aproveita os grandes volumes de dados gerados pelos ativos para obter insights sobre as linhas de produção.

“De maneira pioneira no mercado da digitalização das indústrias, o CS Advisor chega para fazer um diagnóstico remoto do funcionamento dos inversores de frequência, auxiliando nossos clientes na condução de seus negócios, trazendo transparência, confiabilidade e agilidade na manutenção”, diz André Braga, especialista em produtos da Siemens, que ao lado da equipe, vêm estudando como implementar a solução desde 2018. Colaborou para o sucesso desta iniciativa o fato de a pandemia ter trazido métodos disruptivos para a condução dos negócios – os clientes também buscavam soluções nesse sentido.

Foto: Siemens

O inversor de frequência é um dispositivo eletrônico composto por uma série de circuitos eletrônicos e de potência que permitem controlar e variar a velocidade, posição e ou torque de um motor elétrico. Esse equipamento é amplamente utilizado na indústria pelo fato de ser eficiente, robusto, durável, além de prolongar a vida útil dos motores, executando a proteção. É importante lembrar que drives requerem cuidados e ações de manutenção.

Os equipamentos que são monitorados pelo CS Advisor (o projeto-experiência da ferramenta ocorreu entre setembro de 2020 e setembro de 2021) são, em sua maioria, o cerne principal da produção de um cliente. Se parados, trazem prejuízo imediato. O piloto ocorreu dentro de um cliente da indústria do setor madeireiro no sul do Brasil, que enfrentava algumas adversidades em sua linha de produção. Com a possibilidade de usar a solução, a equipe Siemens fez o diagnóstico e já se deslocou da base, em São Paulo, com o foco necessário para agir, economizando todo tempo de análise in loco e consequentemente poupando recursos do cliente. “Estamos vivendo a era de ouro da transformação digital das indústrias. Os recursos da digitalização estão cada vez mais acessíveis e, muitas vezes, sua implementação beneficia rapidamente o negócio, como é o caso do CS Advisor”, diz Braga.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL