Siderúrgica adota motobomba para movimentação de carepa no Rio de Janeiro

By Cristián Peters Quiroga07 January 2022

Siderurgica

A carepa, formada por camadas de óxidos de ferro, e o clinquer, constituído por óxidos, calcário e outros elementos resultantes do processo de laminação na indústria siderúrgica, são removidos através de processos como a decapagem e são despejados em tanques em meio aquoso.

Nos tanques, tais elementos concentram-se na superfície do líquido e precisam ser bombeados para o tratamento.

Uma das maiores produtoras de aços planos da América Latina, localizada no Estado do Rio de Janeiro, precisou buscar uma alternativa para a transferência destes resíduos, pois as bombas utilizadas em sua instalação não atendiam à demanda com eficiência, prejudicando a retomada da produção.

A operação exigia que o equipamento possuísse um misturador agregado na sucção para facilitar a homogeneização e, consequentemente, a transferência da lama para os tanques de tratamento.

As bombas submersíveis WEDA 110 LN fornecidas em modo de locação pela Itubombas foram escolhidas para realizar a operação e atenderam todas as especificações.

Estas bombas oferecem várias vantagens. São projetadas para operar com líquidos que contenham partículas abrasivas. O design robusto e de fácil instalação confere resistência e agilidade ao equipamento.

O modelo selecionado é ideal para inúmeras aplicações, como a desidratação de canteiros de obras, minas e áreas salgadas. Seu funcionamento elétrico é compatível com exigências de redução de carbono.

As características construtivas da bomba submersível WEDA 110LN, a facilidade de descarga e o manuseio simples permitiram o bombeamento da lama mais rapidamente e com melhores resultados que a solução anteriormente utilizada, permitindo a retomada de produção em menor tempo e com maior eficiência.

Além disso, a locação de motobombas proporciona ganhos para a operação como um todo, pois os equipamentos são disponibilizados apenas durante o período de uso, reduzindo custo com aquisição e com manutenção.

A solução conquistou o cliente, que optou por incluir as bombas submersíveis da Itubombas em futuras paradas ao longo do ano.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Um ponto fora da curva…
O Brasil, na contramão de muitos países que se viram seriamente afetados pela crise sanitária mundial, se estabelece dia após dia como potência econômica no que tange a indústria e tal propensão se fortalece com o número de obras que se difundem por todo território nacional.
Energia do futuro
Como grupos geradores e sistemas de armazenamento baseados em bateria podem substituir a energia a diesel.
Construção centro-americana
A pandemia e economias fortemente dependentes tornam a recuperação desta região mais complexa.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL