Sharemaq: Inovação e compromisso

A plataforma vem crescendo e hoje já oferece serviços para o setor de locação e soluções de monitoramento, e as opções de crescimento futuro são muitas e variadas.

A Sharemaq não é estranha ao mundo da construção. Na verdade, seus sócios fundadores têm mais de duas décadas de experiência no setor, e foi justamente esse histórico que lhes permitiu reconhecer exatamente as dores e as necessidades do setor que eles agora resolvem por meio de sua plataforma.

De acordo com Daniela Vásquez, CEO e sócia fundadora dessa start-up chilena, as origens da Sharemaq remontam a uma empresa familiar de construção. “Durante uma crise no setor de construção, vimos a oportunidade de criar uma empresa de aluguel de equipamentos. Começamos com uma máquina e crescemos para mais de 300 equipamentos”.

Apoiando o crescimento e a busca por eficiência, a empresa identificou a digitalização como o único caminho possível. “Avaliamos as alternativas disponíveis, mas elas não eram integradas ou não respondiam às necessidades do nosso mercado”, diz Daniela Vasquez, acrescentando: “então, decidimos desenvolver uma solução interna”.

Spin-off

Daniela Vasquez

O que nasceu como um sistema interno para gerenciamento de frotas começou a atrair a atenção do setor e a empresa viu a oportunidade de se tornar uma solução transversal para o setor de aluguel, digitalizando a conexão entre os diferentes atores. “O que inicialmente foi projetado para resolver um problema interno da empresa tornou-se uma solução para todos”, diz Vasquez.

De acordo com o executivo, o crescimento do ecossistema Sharemaq está baseado em três pilares fundamentais: produtividade, qualidade de vida e monitoramento de fatores ESG. A plataforma proporciona eficiência ao reduzir custos nos processos em que intervém e ao melhorar o controle operacional das obras; graças ao uso da informação, reduz os níveis de incerteza e os custos inesperados; e permite monitorar indicadores sobre fatores ambientais, sociais e de governança corporativa.

Crescimento e internacionalização

A visão da Sharemaq se baseia na incorporação de tecnologia para a gestão da construção baseada em informações. 

Mas a busca por oportunidades não está apenas em novas soluções para o setor, mas também na internacionalização. De acordo com Vasquez, a start-up está procurando ativamente abrir operações este ano no México e na Espanha. De fato, a Sharemaq já está trabalhando com o fundo mexicano View Capital para injetar recursos e se abrir no mercado asteca.

O executivo explica que a presença no México abrirá muitas oportunidades de expansão na América Latina, além de chegar aos Estados Unidos e se consolidar como uma solução líder no setor de construção.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL