Setor do aço espera acomodação em 2022
By Luciana Guimaraes07 December 2021

Conforme projeções do Instituto Aço Brasil, o mercado interno de produtos siderúrgicos passará por forte acomodação em 2022.
A entidade estima crescimento de 2,5% das vendas internas, no próximo ano, para 23,35 milhões de toneladas.
Para 2021, a expectativa é que a comercialização interna de aço encerre em 22,78 milhões de toneladas, com expansão de 17%. O consumo aparente também tende a se acomodar, com alta de 1,5%, para 27,05 milhões de toneladas, ante o aumento de 24,3%, para 26,65 milhões de toneladas neste ano.
Entidade trabalha com a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima de 2% no próximo ano. A projeção supera as estimativas do mercado que vão de retração da economia até expansão máxima inferior a 1% em 2022.
A perspectiva de vendas para setor imobiliário, no início de 2022, segue positiva.
O Aço Brasil aposta também em aumento da demanda por aço para obras de infraestrutura, além de bens de capital e implementos agrícolas - as exportações de grãos tem aumentado.
Foi informado que em janeiro, uma missão com presidentes das siderúrgicas brasileiras irá aos Estados Unidos em busca da retirada da cota de 3,5 milhões de toneladas de semi-acabados do país para que seja possível elevar as exportações.
O setor já recorreu ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) para informar que a produção norte-americana de aço não é suficiente para atender ao plano de US$ 1,2 trilhão para infraestrutura anunciado pelo presidente Joe Biden.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

