Setor de materiais de construção cai 4,7% em abril
18 May 2020
A Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) informou que as vendas de todos os fabricantes associados caíram 4,7% em abril, comparando com o mesmo mês de 2019.
A venda acumulada do setor entre janeiro e abril de 2020 mostrou uma queda de 2,8% em relação a igual período do ano passado. O número interanual de março também foi negativo, e ajudou a construir um acumulado anual negativo em 2020: -4,9% em março deste ano frente o mesmo mês de 2019.
A situação é ainda mais lamentável para o setor porque ele vinha em crescimento gradual depois da grande recessão. O número acumulado dos últimos 12 meses mostra ainda um modesto crescimento, de 0,55, mas certamente será afetado nas próximas pesquisas.
“A Covid-19 tem causado fortes impactos negativos na economia mundial e no Brasil. Há retração severa da atividade econômica por conta dos efeitos sobre as cadeias globais de valor. A ABRAMAT continua consolidando dados da pandemia para termos uma nova estimativa de fechamento para 2020, o que acontecerá provavelmente em junho”, informou o presidente da Abramat, Rodrigo Navarro.