Setor de máquinas do Brasil recorre a exportações
By Fausto Oliveira21 August 2014
Com o mau momento pelo qual passa a indústria brasileira como um todo, o setor de fabricação de máquinas e equipamentos está recorrendo às exportações para chegar a uma melhor condição durante 2014. O resultado da tendência é que no primeiro semestre o valor das exportações de máquinas feitas no Brasil alcançou US$ 6,6 bilhões, o que representa 20% mais do que no mesmo período do ano passado.
O resultado revela que a venda para fora do mercado doméstico adquiriu uma importância espantosamente maior para a indústria brasileira. A exportação do segmento no primeiro semestre de 2014 representou nada menos do que 44% de suas vendas totais, quando a média histórica é de 32%.
As máquinas para construção e logística tiveram um aumento de 16,1% na exportação nesse período com relação ao mesmo período de 2013, e representaram 19,7% do total de equipamentos exportados. Enquanto que o maquinário para infraestrutura e indústrias de base chegaram a vender internacionalmente 59,6% mais do que no primeiro semestre do ano anterior, e atualmente representam 20,7% do total de exportações de equipamentos do Brasil.
Os países latino-americanos continuam sendo o principal destino das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos. Um terço do total dos produtos vai para os vizinhos. Um exemplo do setor de construção que absorve bem as possibilidades do mercado regional é a Ciber, subsidiária do Grupo Wirtgen no país, cujas exportações de usinas de asfalto subiram 7% no primeiro semestre.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

