Setor de Indústria de Materiais de Construção vê dezembro de 2022 regular

Para 61% dos associados, novembro trouxe resultados regulares.

A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulgou na última quarta-feira, 11, a nova edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção. A pesquisa de opinião realizada com as lideranças do setor indica que as empresas associadas acreditam no desempenho regular em dezembro. Para 65% dos associados da ABRAMAT, o mês apresentará resultado regular e para 13% o período tende a ser bom.

Foto: AdobeStock by Eduardo Augusto

Já para janeiro de 2023 a expectativa é que o otimismo tenha leve crescimento, com 30% das empresas associadas estimando resultado bom. A pesquisa também apresenta os dados consolidados de novembro de 2022, indicando que o mês também foi de resultado regular no setor. Para 61% dos associados, novembro trouxe resultados regulares ante 13% considerando bom desempenho. Já 17% consideraram ruim.

O Termômetro da ABRAMAT também traz informações sobre o nível de utilização da capacidade instalada da indústria de materiais. Em dezembro de 2022, a utilização da capacidade industrial foi de 71%, na média das empresas associadas, 3 pontos percentuais abaixo em relação a dezembro de 2021, e apresentando 5 pontos percentuais a menos do que em novembro de 2022.

As pretensões de investimento em dezembro de 2022 apresentam queda, com redução de 7 pontos percentuais em relação ao mês anterior, refletindo cautela em relação às expectativas sobre a retomada dos investimentos projetados, com 65% das indústrias de materiais indicando que devem seguir os investimentos nos próximos 12 meses. Em dezembro do ano passado este indicador era de 83%.

“Os dados da nossa pesquisa retratam uma mudança na expectativa de nossos associados. Na edição anterior havia um otimismo moderado para dezembro, o que não se concretizou, seja pelas indefinições no campo político, seja por várias externalidades, como taxa de juros alta, inflação persistente e questões macroeconômicas globais ainda no radar”, explica Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL