Setor de incorporação reflete instabilidade político-econômica

19 April 2016

Incorporação Imobiliária

Incorporação Imobiliária

A ABRAINC, agência que representa o setor de incorporação, acaba de lançar mais um Indicador ABRAINC-Fipe, um estudo elaborado pela Fipe com informações de empresas filiadas a ela. Lançado em agosto passado, ele vem sendo construído pela Fipe desde janeiro de 2014, é o primeiro conjunto de indicadores do setor imobiliário obtidos nacionalmente.

Este Indicador, referente ao período de dezembro/15 e fevereiro/16, registrou 16.752 unidades lançadas. Um recuo de 8,6% face ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano de 2016 (até fevereiro), os lançamentos totalizaram 4.638 unidades, volume 11% superior ao observado entre janeiro e fevereiro de 2015.

O total de unidades vendidas no período (dez/15-fev/16) foi de 22.362, um recuo da ordem de 18,9% frente às vendas do mesmo trimestre do ano anterior. Já nos dois primeiros meses do ano, as vendas do setor (12.656 unidades) apresentaram queda de 17% frente ao que foi vendido no mesmo período de 2015.

Ao todo, 19 empresas participaram do levantamento e os dados também revelam que, no trimestre terminado em fevereiro/16, foram entregues 30.313 unidades, uma queda de 27,2% em relação ao número de unidades entregues no mesmo período do ano anterior. No acumulado, as entregas totalizaram 16.771 unidades, número 14,6% inferior ao observado na mesma base de 2015.

Luiz Fernando Moura, diretor da ABRAINC, afirma que a velocidade de venda menor é natural ao setor nos primeiros meses do ano. “O comportamento do mercado é sazonal, mas ainda observamos que a situação político-econômica interfere na retomada da confiança do setor e das pessoas, de modo geral”, ressalta.

O mercado disponibilizou 111.331 unidades para compra ao final de fevereiro. No trimestre compreendido entre dezembro/15 e fevereiro/16, foi vendido o equivalente a 18% da oferta do período, percentual que representa uma queda de 4,3 pontos percentuais face ao observado no trimestre encerrado em fevereiro de 2015. Com isso, estima-se que a oferta atual se esgotaria em 16,6 meses se o ritmo de vendas for mantido.

O diretor da ABRAINC espera que esta nova fase política reflita em definições e melhorias para o país retomar o crescimento. “O setor imobiliário necessita de confiança para voltar a crescer”. Sinal de que as construtoras estão se adaptando ao cenário econômico atual é o número de entregas que superaram em 29% o de lançamentos no trimestre dez/15-fev/15. “No médio prazo, os empregos no setor da construção devem cair ainda mais por falta de empreendimentos”, explica Moura.

Distratos

Entre dezembro/15 e fevereiro/16, foram distratadas 11.005 unidades, um aumento de 5,1% frente ao número absoluto de distratos no mesmo trimestre do ano anterior. Já no acumulado de 2016 (até fevereiro), o total de unidades distratadas foi de 5.305, com 21,7% a menos aos distratos observados entre janeiro e fevereiro de 2015.

Para acompanhar esse indicador de forma mais consistente, o cálculo realizado é feito por safra, já que se trata de um segmento cíclico. Desta forma, se considerarmos a safra mais antiga disponível (unidades lançadas no primeiro trimestre de 2014), a proporção distratada das unidades vendidas até o momento é de 16,1%.

Luiz Fernando Moura explica que os cancelamentos ocorridos hoje são decorrentes de vendas feitas em 2011 e 2012, quando a aquisição do imóvel na planta foi efetuada. “A expectativa é de queda nos distratos, devido à atitude mais criteriosa que está sendo adotada pelas incorporadoras na concessão do crédito”. Ele ressalta ainda que o perfil dos compradores tem mudado, acompanhando o novo ritmo do setor. “Estão ficando no mercado mais pessoas que compram para morar ou que investem com expectativa de retorno em médio ou longo prazo”, conclui.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL