Setor de engenharia é concentra altos riscos de incidentes, revela pesquisa

Subscritor de Riscos de Engenharia da EZZE, Matheus Geraldelli.

Gerenciar uma obra envolve diversos agentes como empresas, fornecedores e prestadores de serviço. E nenhuma das operações está isenta de riscos.

Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT), o setor é um dos que possuem maiores riscos de incidentes, como acidentes com trabalhadores e terceiros, falhas de equipamentos ou estrutura e até mesmo fenômenos naturais.

Somente no primeiro semestre deste ano, mais de 500 apólices foram abertas pela seguradora EZZE para obras privadas e públicas.

Segundo o subscritor de Riscos de Engenharia da EZZE, Matheus Geraldelli, desde que a pandemia da COVID-19 começou a ser amenizada, as investidas em infraestrutura no Brasil intensificaram a abertura de canteiros de obras no país. “Novas obras foram iniciadas e as que ficaram paradas por conta do período de pandemia foram retomadas”, afirmou.

É fundamental que o ambiente de trabalho esteja preparado de acordo com as normas e que os operários adotem medidas de segurança. Foto: AdobeStock by Panumas

O especialista explica também que ao iniciar uma obra é fundamental estar atento aos riscos que ela pode gerar.

Na construção civil, os acidentes podem ocorrer nas mais diversas fases dos projetos e alguns deles costumam ser mais comuns, como alergias, quedas de materiais, choques elétricos e fraturas.

Para reduzir os riscos de acidentes de trabalho na construção civil existem regras dispostas na Norma Reguladora 18 (NR-18), que trata especificamente da saúde e segurança na Construção Civil.

É importante também conhecer e seguir as Recomendações Técnicas de Procedimento publicadas pela Fundacentro- RTP.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL