Setor de cimento na Costa Rica vai desconcentrar

09 October 2017

Entrada da Cementos Fortaleza quebra duopólio de Cemex e Holcim. 

A empresa mexicana Cementos Fortaleza, parte do grupo Elementia, vai competir no mercado da Costa Rica a partir de 2018; o primeiro passo dado foi a abertura de uma nova fábrica em Esparzas, com um investimento de US$ 17 milhões. Assim, a Fortaleza entra para quebrar a situação de domínio da Cemex e da Holcim no mercado do país, empresas que detêm até agora 98% do mercado cimenteiro na Costa Rica.

Cementos fortaleza

Cementos fortaleza

O ponto de operações é estratégico para a cimenteira mexicana, pois está próximo ao porto de Caldera, com fácil acesso à rodovia 27 e próximo da linha de trem, o que beneficiará a distribuição do produto, com logística provida pela Plycem. O grupo Elementia, que também é dono da Plycem, vai produzir aproximadamente 60 mil toneladas por ano, num espaço de 40 mil metros quadrados.

A cimenteira mexicana apostará por abastecer o mercado nacional com um produto de melhor qualidade ao que até o momento se encontra na Costa Rica, segundo comunicado oficial.

Outro dos objetivos é que a Plycem possa abastecer-se de sua principal matéria-prima, que é o fibrocimento, sem recorrer a custos de produção adicionais. “Vamos nos concentrar no auto-consumo e satisfazer as necessidades do mercado costarriquenho, posteriormente veremos se há possibilidades de exportar a partir daqui”, afirmou Óscar Fonseca, diretor geral da Plycem para a América Central.

Com o objetivo de melhorar a competitividade e tornar os preços atrativos para os consumidores, o ministério da Economia, Indústria e Comércio eliminou várias restrições, entre elas a venda de cimento a granel no mesmo dia da produção, comercialização dentro de 45 dias posteriores ao ensacamento e a exclusividade de sacos de 50 quilos. Com isso, foram derrubadas as barreiras de entrada que favoreciam ao duopólio do cimento no país.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Construção de Rodovias: O caminho para o futuro
As equipes de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para construção de estradas estão se concentrando na autonomia, energia e maior integração digital.
Preparação para a M&T a todo vapor
Após ser adiada devido à pandemia, a indústria de construção latino-americana se reunirá novamente no Brasil no final de agosto.
Colômbia: Pavimentando o futuro
O país está finalizando seu programa de projetos 4G enquanto dá os primeiros passos nas Concessões do Bicentenário.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL