Setor de cimento e concreto quer ser CO2 neutro em 2050

By Andy Brown01 September 2020

GCC

Quarenta das principais empresas de cimento e concreto do mundo apresentaram um projeto conjunto chamado “Objetivo Climático 2050”, onde está contida a linha de ação sobre a qual o setor de concreto poderá vir a ser neutro de carbono em 2050.

Lançada pela Associação Global de Cimento e Concreto (GCCA) em nome de suas associadas, a declaração é a primeira vez que as empresas se unem em nível mundial para manifestar uma ambição coletiva por um futuro neutro em carbono. O concreto é o produto artificial mais usado no mundo.

A declaração identifica os aspectos essenciais que serão necessários para atingir este objetivo. Eles incluem: reduzir e eliminar as emissões relacionadas a energia, reduzir as emissões do processo através de novas tecnologias e a prática de captura de carbono, uso mais eficiente do concreto, reutilização e reciclagem de concreto, e aproveitamento da capacidade do concreto para absorver e armazenar carbono da atmosfera.

“À medida em que enfrentamos os desafios e comecemos a recuperação econômica global, o concreto será ainda mais crítico para construir o mundo sustentável de amanhã. É por isto que estamos assumindo este compromisso agora, para que nosso setor essencial se alinhe com os objetivos globais, incluindo nisto o Acordo de Paris”, disse Dinah McLeod, diretora executiva da GCCA.

“O concreto tem um papel vital a desempenhar a fim de atender as necessidades de comunidades sustentáveis e prósperas. É um ingrediente chave da infraestrutura, dos lares, da água potável e da resiliência comunitária diante das mudanças climáticas. Também ajudará na transição a energias limpas e verdes. Este será um desafio, mas estamos completamente comprometidos a trabalhar junto a nossos membros, sócios e partes interessadas em toda a indústria, e a cadeia de fornecedores, para conseguir este objetivo”, agregou.

Segundo a GCCA, o setor de concreto e cimento já implementou uma redução de 19% nas emissões de CO2 por tonelada de material cimentício, ao lado de aumento de nove vezes no uso de combustíveis alternativos desde 1990.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Um ponto fora da curva…
O Brasil, na contramão de muitos países que se viram seriamente afetados pela crise sanitária mundial, se estabelece dia após dia como potência econômica no que tange a indústria e tal propensão se fortalece com o número de obras que se difundem por todo território nacional.
Energia do futuro
Como grupos geradores e sistemas de armazenamento baseados em bateria podem substituir a energia a diesel.
Construção centro-americana
A pandemia e economias fortemente dependentes tornam a recuperação desta região mais complexa.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL