Setor de acesso em recuperação

By Cristián Peters Quiroga03 June 2022

O AccessM20 do ano dos maiores fabricantes de acesso do mundo revela que grande parte da indústria se recuperou das dificuldades de 2020.

Não demorou muito a perceber que temos um AccessM20 muito diferente daquele que publicamos da última vez.

AccessM20 2022 AccessM20, versão 2022. (Fuente Access International)

A lista, que é classificada por receita para o ano civil de 2021, demonstra uma recuperação acentuada pelos fabricantes de equipamentos de acesso a elevadores de tesouras e elevadores baseados na Europa e na América do Norte em particular, em comparação com seus números no ano civil de 2020.

Como todos sabemos dolorosamente, 2020 foi o ano do fechamento de fábricas devido à covid-19 em grande parte do mundo, resultando no fechamento de fábricas e na perturbação do mercado. Por outro lado, a onda de cobiças da China havia recuado e a indústria estava quase de volta ao normal em abril.

A grande história na lista de receitas de 2020 do ano passado foi o aumento dos fabricantes chineses, que estavam mostrando o mesmo nível de crescimento e maior, enquanto os fabricantes ocidentais estabelecidos de elevadores aéreos e elevadores de tesoura estavam passando por declínios. Para os OEMs chineses, ao invés de estarem livres da Covid, foi a enorme expansão do mercado de acesso do país que impulsionou o crescimento.

O ressurgimento dos mercados na América do Norte e Europa é marcante nos números da JLG, Genie, Haulotte e Skyjack, que se recuperaram de seus baixos rendimentos de 2020. De fato, o acesso geral e os mercados de locação nesses dois continentes estão em plena expansão, apesar da escassez de equipamentos e dos longos prazos de entrega como resultado da crise da cadeia de fornecimento.

Como resultado, os prazos de entrega são mais longos do que nunca, o que ajuda os números da receita, mas não conta a história toda. Por exemplo, com os preços dos componentes também em alta, estabelecer preços hoje para equipamentos que não serão fabricados por muitos meses e os OEMs não têm certeza de qual poderá ser o preço dos componentes é um negócio arriscado.

Uma coisa que não mudou na lista deste ano é o crescimento dos fabricantes chineses. Seus aumentos extraordinários de receita estão em linha com o crescimento em casa. Por exemplo, a Shanghai Horizon, a maior empresa chinesa de aluguel de acesso, viu o tamanho de sua frota aumentar de quase 55.000 unidades no ano passado para cerca de 92.000 unidades este ano. Isto é representativo do crescimento no setor de acesso na China e, com os OEMs chineses estabelecendo grandes parcerias de fornecimento com estas empresas de aluguel, seus livros de pedidos também estão em um nível recorde.

Vale lembrar também que a Dingli, por exemplo, agora em terceiro lugar na lista e o fabricante chinês mais bem classificado por receita, tornou-se pública há alguns anos, portanto seu desempenho financeiro é público. Outras OEMs chinesas estão seguindo o processo e apresentando os próprios IPOs e, portanto, são escrupulosas quanto aos números que fornecem.

Comparando a lista deste ano com a última, as únicas quedas na receita vêm dos OEMs japoneses da lista, que tiveram algumas pressões econômicas em seu mercado, juntamente com a covid. Dado que grande parte de sua receita é proveniente de seu mercado doméstico, isto teve um impacto em seu desempenho no ano passado.

Na lista do ano passado, também ficou evidente que fabricantes de equipamentos mais especializados, como aranhas e montadores de veículos, continuaram a apresentar resultados positivos. Isto se explica pelo fato de que muitos de seus produtos são utilizados em utilidades, manutenção e outras aplicações essenciais, tais como cuidados com árvores, o que significa que seu uso não foi reduzido pela pandemia. Esta situação continuou em 2021 e não mostra sinais de abrandamento na lista deste ano.

No geral, o AccessM20 deste ano revela um setor em significativa recuperação, embora não explique completamente as pressões significativas sob as quais a indústria ainda se encontra.

AccessM20: Para uma análise mais detalhada do AccessM20, por favor, visite www.accessinternational.com.

SOBRE O ACCESSM20.

Todas as cifras de receitas não provenientes do dólar americano foram convertidas a uma taxa de câmbio comum com base no valor de 6 de junho de 2014 do dólar americano. Os fabricantes receberam orientações detalhadas sobre o que incluir em seus números, como segue:

Receitas a incluir:

Vendas de novas plataformas aéreas: (plataformas autopropulsionadas e elevadores de tesoura, acesso de empurrar e de baixo nível, plataformas montadas em reboques, plataformas montadas em caminhões, plataformas de serviços públicos, tais como unidades autônomas, plataformas de trabalho em mastro, empilhadeiras de construção e plataformas de transporte);

Vendas de plataformas aéreas usadas: receitas do serviço pós-venda e peças de reposição, relacionadas a produtos de plataformas aéreas; outras receitas relacionadas a plataformas aéreas, tais como atividades de aluguel.

Receitas a excluir:

Vendas de produtos de plataformas de trabalho não aéreas, tais como telehandlers, guindastes, guindastes, guindastes, reboques de transporte;

Receitas de serviços e peças de reposição relacionadas a produtos não aéreos (tais como telehandlers, guindastes, guindastes, torres de perfuração, etc.).

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
Conheça alguns dos expositores da M&T Expo 2022
Como parte da rede Bauma, a M&T Expo agora quer ser o carro-chefe da recuperação do mercado
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL