Setor da construção civil deve crescer 2,9% em 2024

Segundo projeções, o avanço é baseado no aumento do consumo de materiais e redução da taxa Selic.

A atividade da construção civil deve voltar a ganhar fôlego em 2024.

Segundo a projeção do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Produto Interno Bruto (PIB) do setor deve crescer 2,9% no próximo ano.

A pesquisa revela que a projeção positiva é baseada em diversos fatores, como o crescimento do consumo de materiais por famílias e empresas. Além disso, estima-se a continuidade da redução da taxa básica de juros, a Selic, o que pode gerar a queda nos juros de financiamento para construção e aquisição de imóveis residenciais.

Crédito: freepik.com

Para Tatiana Fasolari, vice-presidente da Fast Engenharia: “A construção civil é um motor importantíssimo para o desenvolvimento econômico do país. Ele é um dos grandes vetores da geração de empregos diretos e indiretos, além de movimentar diversos setores que fazem parte deste mercado”.

Em relação a infraestrutura a perspectiva também é boa, tendo em vista a previsão de recuperação com base em projetos já acordados de concessões de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, como também, pelo investimento das prefeituras em obras públicas.

O setor cresce em demanda e em responsabilidade, conforme as necessidades da sociedade e do mercado. A projeção positiva é resultado de um ambiente de investimento econômico altíssimo, com grande representatividade na economia nacional.

A construção também colabora para o atingimento de metas climáticas. Segundo dados do Mapa das Construtechs e Proptechs, o segmento cresceu 235% nos últimos 5 anos no Brasil, projetando inovações de tecnologia voltadas à sustentabilidade.

As evoluções tecnológicas são necessárias para equilibrar os ambientes modernos em que vivemos, em conjunto com as necessidades sustentáveis atuais.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL