Sete maneiras de chegar ao Concreto Zero Líquido

18 October 2021

Os principais fabricantes mundiais de cimento e concreto se comprometeram a reduzir as emissões de CO2 em mais 25% até 2030, marcando um passo decisivo na corrida para o concreto ‘Zero Líquido’ até 2050.

Revelamos as sete etapas que a Global Cement and Concrete Association (GCCA) definiu para atingir este objetivo:

1. Maior substituição de clínquer:

A indústria continuará substituindo o clínquer, principal componente do cimento Portland, por materiais complementares como cinzas volantes (um subproduto do setor de energia), escória de alto forno granulada moída (um subproduto da siderurgia), argilas calcinadas, calcário não queimado e concreto triturado ou reciclado fino. A maioria desses materiais já é usada na indústria há muito tempo e já contribuiu para reduzir a pegada de CO2 do cimento e do concreto; por exemplo, no mercado do Reino Unido, há uma substituição de 26% para o clínquer.

O roteiro estabelece um compromisso para aumentar ainda mais a substituição de clínquer e a GCCA compartilhará modelos de melhores práticas de todo o mundo para acelerar seu uso.

2. Reduções nos combustíveis fósseis e aumento do uso de combustíveis alternativos:

Com base em seu histórico de estabelecer um aumento de quase dez vezes no uso de combustíveis alternativos desde 1990, a indústria reduzirá o uso de combustíveis fósseis em todos os pontos das cadeias de abastecimento e produção, bem como reutilizará os resíduos da sociedade como uma forma inteligente e alternativa mais verde. combustíveis fósseis. Para reduzir a dependência de combustíveis convencionais, a GCCA espera que os combustíveis alternativos cubram 22% do uso global de energia dos fornos de cimento até 2030.

3. Investimento em tecnologia e inovação:

O GCCA vai liderar a inovação por meio de sua rede de pesquisa global carro-chefe, Innovandi; Os tópicos de pesquisa incluem química do concreto e tecnologias de forno. Isso inclui 75 parceiros na Innovandi e um desafio de inovação global que une startups com empresas membros da GCCA para acelerar a implantação de tecnologias promissoras.

4. Novos produtos químicos (alternativas ao clínquer de cimento Portland) e componentes na fabricação de cimento e concreto:

Cimentos inovadores que incluem novos substitutos de clínquer e novos tipos de clínquer e novos projetos de mistura de concreto desempenham um papel importante no roteiro, com muitas abordagens promissoras já em fase de pesquisa ou desenvolvimento.

5. Desenvolvimento de infraestrutura para captura, uso e armazenamento de carbono (CCUS):

Os membros da GCCA desenvolverão as descobertas de seus pilotos CCUS existentes na América do Norte, Índia, China e Europa. A indústria se comprometeu com 10 plantas de captura de carbono em escala industrial até 2030.

6. Maior eficiência no projeto e uso de concreto durante a construção:

O GCCA intensificará a colaboração com a indústria da construção, profissionais de design e formuladores de políticas para desenvolver a estrutura de design e aquisição que irá conduzir o uso eficiente de recursos e produtos, uso de material reprocessado e reciclado, reutilização de elementos e extensão da vida útil de projetos completos.

7. Estabelecimento de uma estrutura de política para atingir zero concreto líquido:

Para entregar concreto líquido zero até 2050, a indústria global de concreto e cimento está alistando o apoio dos formuladores de políticas para: Criar um sistema de precificação global de carbono consistente e apropriado para criar condições equitativas de custos de carbono, evitar vazamento de carbono e garantir uma transição gerenciada. para uma economia líquida zero.

É importante apoiar tecnologias de produção de baixo carbono, como a utilização e armazenamento de captura de carbono, integrando-os a mecanismos de financiamento público e proporcionando o reconhecimento justo de todas as tecnologias de captura de carbono, criando uma demanda de mercado para produtos de baixo carbono em regulamentações de construção e contratos públicos e desenvolver a infraestrutura e as políticas necessárias para o desenvolvimento de diretivas de energia verde e resíduos que promovam uma economia circular.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL