Sensores no concreto para acompanhamento da qualidade em tempo real

Tecnologia elimina a discrepância de dados entre laboratório e canteiro de obras.

O sistema foi desenvolvido pela companhia dinamarquesa Maturix e é comercializado no Brasil com exclusividade pela Camargo Química, especializada em soluções sustentáveis para a construção civil.

Graças à tecnologia, a concretagem é acompanhada em tempo real, sem que haja a necessidade de teste anterior. Foto: Camargo Correa // Divulgação

O Gaia 200 é um transmissor sem fio para medições de temperatura usando termopares tipo K. É a solução mais econômica do setor para o monitoramento em tempo real da cura do concreto.

Ao Instalar o termopar, conectando ao Gaia 200, há o envio automatico de dados de temperatura de forma contínua. O Gaia 200 usa a Sigfox, a maior rede de IoT do mundo, que oferece um alcance maior do que o WiFi e o Bluetooth. Os dados são transmitidos para a nuvem por meio de antenas ou gateways Sigfox próximos.

Fábio Camargo, CEO da Camargo Química, explica que essa é uma evolução crucial para o segmento, já que proporciona agilidade nesta etapa da obra, garantindo dados confiáveis e mais assertivos sobre a produção do concreto. “Com o sistema Gaia 200, o cliente pode acompanhar, inclusive remotamente, os dados, já que trata-se de uma solução móvel. Todas as informações ajudam a entender e agilizar cada etapa da concretagem, aplicando as ações mais adequadas para cada tipo de obra”, diz.

As leituras de temperatura estão disponíveis no Maturix Web Portal. A resistência do concreto é estimada com base no histórico de temperatura usando o Método de Maturidade (ASTM C1074). Tudo isso acontece automaticamente e em tempo real, e pode acessar os dados de qualquer lugar.

O Gaia 200, robusto e resistente às intempéries, foi projetado para suportar o ambiente hostil dos canteiros de obras. O transmissor pode ser reutilizado várias vezes, pois apenas o termopar econômico é embutido no concreto.

Disponibilidade

O Gaia 200 está disponível em duas variantes, uma certificada para uso no Sigfox RC1 (20200-1) e outra certificada para uso no Sigfox RC2 (20200-2).

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL