Seis megatendências no setor de energia

19 April 2022

Os assustadores desafios de 2022 ampliaram a necessidade de uma infra-estrutura crítica confiável e resiliente. O Covid-19 tornou os serviços de energia, água, gás natural e telecomunicações mais essenciais do que nunca, enquanto as épocas catastróficas de incêndios e furacões em todo o mundo acentuaram os impactos crescentes da mudança climática.

Francisco Márquez Francisco Márquez

De acordo com especialistas, a tecnologia, as mudanças demográficas e as necessidades dos usuários também mudarão os serviços públicos. Agora que as tecnologias podem rastrear melhor o consumo de energia dos clientes, as concessionárias serão capazes de prever quando ele é mais alto e garantir o fornecimento durante esses tempos.

Megatendências em energia

Francisco Marquez, vice-presidente e gerente geral da Generac LATAM, ressalta que os serviços públicos em todo o mundo são largamente transformados pela desregulamentação, mudança climática, aumento das energias renováveis, novas tecnologias, declínio populacional e mudanças nas necessidades dos usuários.

“Sem dúvida, o mercado global de energia está evoluindo para uma abordagem mais aberta e competitiva do que é hoje. É neste contexto, que em Generac vemos seis megatendências que terão impacto no setor elétrico, em nossas economias e na maneira como vivemos”.

Algumas das megatendências que podem influenciar o setor nos próximos anos são explicadas abaixo:

1.- Rede 2.0: Estamos vendo uma evolução de nossas redes elétricas globalmente, passando de redes centralizadas para redes descentralizadas - nesta última, a geração de energia é intensiva em carbono como fonte primária de combustível, dando lugar à geração de energia através de meios mais limpos, onde vemos a conversão de tecnologias analógicas para digitais.

2- Aquecimento global e mudança climática: O aquecimento global está causando uma ruptura no ecossistema, vemos cada vez mais terremotos, tornados, furacões, fenômenos que também têm um alto impacto sobre o fornecimento de eletricidade. Sem dúvida, a energia de reserva é cada vez mais uma necessidade quando se trabalha em casa, pois proporciona proteção contra outros distúrbios energéticos.

3.- Gás natural: Com um uso cada vez mais amplo e difundido como fonte de energia, o gás natural é um hidrocarboneto mais ecológico, economicamente mais acessível, e um combustível cada vez mais utilizado na geração de energia elétrica tanto para uso doméstico como para as indústrias no México. A Generac está fabricando soluções para aplicações além da geração de energia de reserva.

4.- Envelhecimento da infra-estrutura da rede atual: a cada ano cresce o investimento na renovação da infra-estrutura pelos governos, eles atualizam sua infra-estrutura de transporte, telecomunicações, energia, água, etc. Isto proporciona uma oportunidade para a Generac continuar oferecendo soluções focadas na proteção de infra-estrutura crítica.

5.- 5G- Telecomunicações: As redes 5G estão preparadas para ser o futuro da comunicação e a vanguarda de todo o setor móvel. A migração da tecnologia 4G para 5G exigirá um aumento na construção de torres para transmissão de sinal, torres que - na maioria dos casos - também usam geradores de energia como única fonte de energia de reserva.

6.- O lar como um santuário: as pessoas hoje passam mais tempo em suas casas, a conectividade é uma necessidade em casa, faz parte de nossa vida diária. No ambiente atual, as perdas de energia podem resultar em falta de trabalho, falta de exames escolares ou mesmo em falta de segurança; e isso significa que a energia de reserva é um elemento crítico a ser preparado para qualquer evento. Ter um gerador de reserva em casa para garantir que as famílias possam se abrigar com segurança no caso de uma queda de energia tornou este um item obrigatório para muitos proprietários de casas durante a pandemia.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL