Segurança em tubulações

By Fausto Oliveira02 August 2016

Sistemas Victaulic garantizan protección contra incendios en áreas clave del aeropuerto El Dorado, e

Sistemas Victaulic garantizan protección contra incendios en áreas clave del aeropuerto El Dorado, en Bogotá

O aeroporto de El Dorado é o mais importante da Colômbia. Seu tráfego anual de passageiros é de cerca de 30 milhões de pessoas. Considerado o melhor aeroporto da América do Sul em 2016 pelo World Airports Awards, ele é uma infraestrutura eficiente e grande geradora de riquezas para o país.

Cuidar dele é essencial. Por isso, a instalação de novos sistemas de proteção contra incêndio na torre de controle e no centro de gestão aeronáutica do aeroporto foi um passo importante, no início deste ano.

A provedora de componentes de sistemas hidráulicos e corta-fogo Victaulic, dos Estados Unidos, foi a empresa escolhida para se responsabilizar pelas novas instalações contra incêndio no maior aeroporto colombiano. A empresa contribuiu com sistemas de sua linha FireLock na torre de controle e no quarto de bombas.

Os módulos 247 e 747M da companhia são estações unitárias de controle do sistema de aspersores de água. Estas unidades foram instaladas em todos os andares da torre de controle. A solução foi a escolhida porque contém todos os elementos do sistema em uma única peça. A medição da pressão da água, sensores de fluxo, provas e drenagens se concentram num só pacote de instalação, com a vantagem de ocupar menos espaço e reduzir a possibilidade de vazamentos e fugas no decorrer do funcionamento.

Corta-fogo inteligente

Já no último andar da torre de controle, instalou-se um sistema de pré-ação, ou seja, um sistema anti-incêndios de válvula seca. Estes sistemas funcionam com uma coluna de ar comprimido ou nitrogênio no tubo do aspersor, e uma válvula remota que detém a água por certo tempo após a detecção do fogo. Desta forma, se há um alarme de incêndio, o sistema de pré-ação retarda a saída da água, dando aos bombeiros um tempo para entrar em ação sem que o local fique inteiramente molhado.

Isso pode soar como um sistema que aumenta o risco, em vez de reduzir. Mas não: o sistema de pré-ação foi instalado no último andar da torre de controle porque ali se concentram todos os equipamentos de controle de voos. Se eles se molharem por um alarme de fogo ao qual os bombeiros podem responder rapidamente com métodos mais precisos, o aeroporto poderia deixar de funcionar por um tempo longo. Claro, se não houver resposta rápida dos bombeiros, o sistema de pré-ação abre a válvula remota e libera água para evitar o mal maior.

Finalmente, o quarto de bombas do aeroporto também recebeu o aporte de produtos Victaulic. Todos os tubos do sistema de bombeamento do aeroporto receberam acoplamentos que não necessitam de desmontagem para conexão. Esta é a característica que fez a história da empresa, criadora da tecnologia de acoplamentos hidráulicos aparafusados para conexão selada em tubos lisos ou rosqueados.

Wilfredo Blancarte, gerente regional de produtos contra incêndio da Victaulic para o México, América Central, Caribe e os Andes, esteve à frente do projeto no El Dorado. O executivo diz que “os acoplamentos da Victaulic são até dez vezes mais rápidos de instalar, reduzindo as horas homem em até 45% e o tempo de instalação manual em 39%. Além disso, são altamente resistentes, já que a pressão deste sistema contra incêndios varia entre 120 e 160 libras, enquanto os acoplamentos podem suportar facilmente pressões de até 375 libras”.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Dados que impulsionam as máquinas
Como os fluxos de dados de monitoramento podem reduzir custos e emissões de carbono e talvez um dia permitir que as máquinas funcionem por conta própria
Visita a Tinaja Hills
CLA visitou o Centro de Demonstração e Aprendizagem da Caterpillar em Tucson
Entrevista Engemix: qualidade concreta
A Engemix é uma empresa do grupo Votorantim Cimentos, a maior fabricante de cimento do Brasil e uma das maiores fabricantes do produto do mundo
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL