Segundo episódio do Podcast Conexão OEC fala sobre BIM e evolução da construção

By Luciana Guimaraes02 August 2022

As mudanças no modo de trabalhar da Arquitetura, Engenharia e Construção, geradas pela Modelagem da Informação da Construção (BIM, sigla em inglês), proporcionam um ambiente mais rápido, integrado, inovador e sustentável. A metodologia já exigida por lei, em período de transição, é tema da conversa do segundo episódio do podcast Conexão OEC, que foi ao ar hoje, 03 de agosto, com o convidado Wilton Catelani.

O BIM proporciona integração entre as diversas áreas e processos de uma construção, proporcionando e demandando maior sinergia entre os envolvidos no projeto e realiza simulações das várias etapas da construção, permitindo desde estudos de logística até simulações de pegada de carbono e custos envolvidos antes, durante e depois da entrega.

A discussão sobre o tema é essencial, uma vez que o impacto da metodologia para o Brasil será significativo nos próximos anos. Em 2018, o Governo Federal criou a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling – BIM, conhecida como Estratégia BIM BR. Em 2020 também foi publicado o decreto 10.306, que passará a exigir o BIM como um requisito para a participação de empresas de construção em licitações públicas de obras de grande porte já a partir de 2024.

Catelani é presidente do BIM Fórum Brasil (BFB) e um dos oito especialistas BIM convidados pelo Comitê Estratégico do Governo Federal para colaborar com o desenvolvimento da Estratégia BIM BR, para maior difusão da metodologia. Segundo ele, “no Brasil já temos experiências muito avançadas, mas que não são muito faladas”.

No podcast Conexão OEC são discutidos temas voltados ao aprimoramento de processos do universo da construção pesada, sempre com o objetivo de fomentar um novo olhar sobre possibilidades de incremento de produtividade e competitividade. O primeiro episódio do podcast trouxe a entrevista com o engenheiro civil e ex-diretor da OEC, Carlos Hermanny Filho, assistida mais de 6 mil vezes no Youtube e Spotify. A formatação do programa institucional e do podcast contou com a consultoria especializada da Altavive, cujo fundador, Claudio Cardoso, é curador e entrevistador do programa. Cardoso tem pós-doutorado em Comunicação pela USP, é professor titular aposentado da Universidade Federal da Bahia e atuou na concepção, entre outros cases, do InovaBra Habitat, o ecossistema de inovação do banco Bradesco, onde a OEC está presente.

OEC IN

O podcast faz parte do ecossistema OEC IN, iniciativa da OEC com o objetivo de conceber soluções para os desafios enfrentados nos canteiros e escritórios da empresa. Ele foi estruturado com base em quatro vertentes: desenvolver uma cultura interna voltada à mobilização e engajamento para Inovação; conectar a OEC à inovação aberta; oferecer apoio técnico em processos de atualização tecnológica, gestão do conhecimento e transformação digital; e

posicionar a construtora como protagonista que fomenta e integra a inovação em seu setor de atuação.

O programa tem periodicidade mensal e seu conteúdo é disponibilizado nos canais da empresa no Spotify e no Youtube. Para saber mais sobre o programa de inovação da OEC ou se cadastrar para receber a newsletter, acesse: https://www.oec-eng.com/pt-br/quem-somos/inovacao

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Por que é essencial digitalizar o setor da construção mexicana?
Coluna de Luis Herrera, chefe de vendas para a América Latina e Espanha, Procore
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL