Se aproxima acordo que pode salvar a Odebrecht

By Fausto Oliveira09 November 2016

Enquanto se aproxima o momento em que os executivos da Odebrecht terão seus acordos de colaboração judicial homologados pela Justiça brasileira, informações vazadas na imprensa dão conta de que a maior construtora da América Latina será multada em cerca de R$ 6 bilhões.

Com a multa, a empresa estará novamente livre para realizar contratações com o poder público brasileiro. Este valor é, na realidade, uma soma de multas: a maior parte é devido à Justiça do Brasil, mas haveria de pagar também valores aos Estados Unidos e à Suíça, países por onde teriam passado capitais fruto de corrupção em contas da empresa.

Participam do acordo mais de 80 executivos da construtora, entre eles o herdeiro, ex-CEO e ex-presidente Marcelo Odebrecht. A maioria dos executivos processados que participam do acordo ficarão condenados à prisão domiciliar e pagamento de multas.

Mas a Marcelo Odebrecht os processos reservariam uma pena ainda a cumprir, de três anos em regime fechado. Essa pena contaria o tempo já cumprido em prisão pelo dono da Odebrecht, que está preso desde junho de 2015. Embora ainda seja uma pena em regime fechado, é muito menor do que os 19 anos a que ele foi condenado antes de se cogitar um acordo de delação.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Dados que impulsionam as máquinas
Como os fluxos de dados de monitoramento podem reduzir custos e emissões de carbono e talvez um dia permitir que as máquinas funcionem por conta própria
Visita a Tinaja Hills
CLA visitou o Centro de Demonstração e Aprendizagem da Caterpillar em Tucson
Entrevista Engemix: qualidade concreta
A Engemix é uma empresa do grupo Votorantim Cimentos, a maior fabricante de cimento do Brasil e uma das maiores fabricantes do produto do mundo
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL