SCHWING-Stetter inova com autobetoneira mais leve e mais resistente

Na manhã da última quinta-feira (11), a alemã Schwing-Stetter reuniu a imprensa especializada, clientes e fornecedores para o lançamento de seu mais novo equipamento: a autobetoneira AM9C3 UltraEco.

Foto: Divulgação

O CEO da Schwing-Stetter Brasil, Silvio Amorim, abriu a cerimônia agradecendo e falou dos desafios enfrentados pela pandemia, e de como apesar de toda a nebulosidade da atualidade, como o staff se manteve motivado e focado para que o lançamento acontecesse: “Mantivemos nossa dedicação e nossa missão de continuar trabalhando e apresentar ao mercado, um equipamento inovador e que vem para agregar qualidade, produtividade e inovação ao mercado.”, relata.

Adequeções brasileiras

Novidade vai de encontro à demanda de concreteiras e construtoras e foca nos limites de peso promulgados pela Lei da Balança, que amplia tolerância para pesagem da carga de caminhões em rodovias (em 2021, margem passou de 10% para 12,5% do peso bruto total por eixo nas cargas acima de 50 toneladas; abaixo de 50 toneladas, sendo permitido até 5% de excesso no peso).

A capacidade da autobetoneira AM9C3 UltraEco se traduz em potência uma vez que a mesma transporta oito metros cúbicos de concreto, com ganhos significativos de segurança e economia, mesmo em situações de alta inclinação em aclives ou declives.

Foto: Divulgação

Seu peso, apenas 3.250 kg, que o torna o mais leve do mercado. O design, desenvolvido na Alemanha, somado à estrutura de aço especial, proporciona ao maquinário, estabilidade e peso otimizado na traseira e extensores de descarga em plástico.

A autobetoneira, tem como opcional ainda, a Tampa Ecológica: onde a finalidade é evitar o derramamento do concreto em situações de aclive durante o trajeto, item indispensável em locais de risco de contaminação ambiental.

A empresa alega que, o sistema de transmissão escolhido, o Ecomix II CML da ZF, é significativamente mais leve do que os convencionais.

Passos à frente

Em comparação com modelos anteriores, diferença é 40% menor e 25% mais leve e apresenta como benefícios a redução de paradas para manutenção e o trabalho em locais de difícil movimentação e acesso.

Outra vantagem é que o óleo raramente necessita ser trocado e requer o mínimo de manutenção.

O rolamento elastomérico faz o equipamento adequado para uso mesmo nos mais difíceis locais de trabalho.

Já as espirais de mistura são precisamente conformadas seguindo o contorno do tambor para serem instaladas e soldadas sem tensão. Este procedimento patenteado alivia o estresse nas costuras de soldagem e aumenta a vida útil das espirais.

Os extensores de descarga leves, facilitam a operação e reduzem o peso. Outra novidade é o Sistema de Limpeza Otimizado onde a calha principal de descarga se articula com o objetivo de facilitar a limpeza, manutenção e descarga do concreto diretamente no pavimento ou em caçambas para transporte do concreto através de gruas.

Sistemas diferenciados

Seu Sistema de Pressurização pneumático do reservatório de água e o Sistema de Controle otimizado para facilitar a operação, na área traseira esquerda do ponto de descarga, também foram destaque na apresentação.

“Estamos há 45 anos no Brasil, nosso compromisso de longo prazo com o país só se fortaleceu e não à toa, a primeira betoneira e sistema de bombeio é invenção do Sr. Schwing (fundador da empresa), e isso nos faz profundos conhecedores do setor. Nossa maneira de se relacionar com clientes, parceiros, nossa responsabilidade na comunidade em que estamos inseridos, se mantém atemporal, e esse lançamento é reflexo desta linha de pensamento.”, complementa o CEO.

Equipamento já é realidade na Europa e está consolidado no mercado mundial, com mais de 111 mil unidades comercializadas.

Dentre seus atributos mais funcionais, está a junção à um caminhão 8x4, com baixo peso próprio. Ele tem como diferenciais o 4º eixo direcional dianteiro, que diminui o arraste dos pneus e permite manobras em raios curtos, como ocorre frequentemente nos canteiros de obras, e os entre-eixos com distância de 4.550mm, ideal para melhor distribuição de peso na betoneira.

Forte como aço

Foto: Divulgação

A AM9C3 UltraEco apresenta ainda um atributo essencial para os diversos tipos de projetos que é ser a mais resistente nesse segmento, pois o balão e as pás de mistura são construídas em Hardox - aço especial de alta resistência à abrasão, aumentam a robustez de sua estrutura, sua vida útil e oferece maior durabilidade e resistência ao desgaste do segmento.

Ou seja, com uma estrutura fabricada em aço S 500 MC de alta qualidade, o peso fica reduzido drasticamente, revelando ao mesmo tempo estabilidade e força.

O design do bock traseiro, no estilo ‘C’ de 3ª geração, permite menor fadiga no material e com isso maior durabilidade na estrutura.

Para utilizar esse tipo de aço, é preciso que a fábrica possua ferramentas e máquinas especiais, a fim de aplicar todo o potencial do material na construção do equipamento.

Além de todos esses aspectos, a AM9C3 UltraEco beneficia o meio ambiente, ao apresentar alta economia de combustível. Já no quesito rentabilidade, a autobetoneira possui baixa manutenção e pode ainda se tornar mais leve para aumento da carga útil de transporte, carregamento e produção de cimento. Isso porque é possível customizar o equipamento com dois acessórios: o tanque de água pressurizada em alumínio e as escadas de acesso em alumínio.

Para o gerente da América Latina, Octavio Perdomo, apresentação no Brasil, mostra a potência do mercado nacional: “Este é um produto que até então só o mercado europeu utilizava, e a partir daqui poderemos entender a resposta do setor. O Brasil se mantém forte, superando a crise, e vimos no país, o local ideal para um lançamento deste porte.”, afirma.

Empresa ainda não informou o preço final para aquisição, uma vez que valores variam de acordo com a região.

Resumo de características técnicas da Autobetoneira AM9C3 UltraEco:
  • Capacidade Nominal de Transporte: 9 metros cúbicos
  • Volume Linha de Água: 10.200 litros
  • Volume Geométrico total: 15.000 litros
  • Peso 3.250 kg
  • Porcentagem de Enchimento: 60%
  • Indicação de Tambor: 12,45 Graus
  • Diâmetro do Tambor Misturador: 2.300 mm
  • Altura de alimentação na tremonha: 2.546 mm

Na versão Standard, conta com:
  • Sistema de transmissão ZF Ecomix II CML
  • Sistema de água pressurizado
  • 2 calhas adicionais de plástico
  • Mangueira de água na plataforma
  • Sistema de operação mecânica
  • Calha giratória
  • Mangueira de água na parte traseira do equipamento
  • Tambor e espirais de mistura feitas de Hardoz

Sobre a SCHWING-Stetter:

A SCHWING-Stetter é uma empresa alemã fundada em 1934, com plantas em várias partes do mundo. No Brasil, sua unidade industrial está instalada no município paulista de Mairiporã, a 57 quilômetros da Capital desde 1976. Produz equipamentos para fabricação, transporte, bombeamento, distribuição, reciclagem de concreto e uma linha completa de bombas industriais de pistão para bombeamento de materiais pastosos, mantendo liderança mundial nos seus diversos mercados há várias décadas.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL