SCHWING-Stetter inova com autobetoneira mais leve e mais resistente

Na manhã da última quinta-feira (11), a alemã Schwing-Stetter reuniu a imprensa especializada, clientes e fornecedores para o lançamento de seu mais novo equipamento: a autobetoneira AM9C3 UltraEco.

Foto: Divulgação

O CEO da Schwing-Stetter Brasil, Silvio Amorim, abriu a cerimônia agradecendo e falou dos desafios enfrentados pela pandemia, e de como apesar de toda a nebulosidade da atualidade, como o staff se manteve motivado e focado para que o lançamento acontecesse: “Mantivemos nossa dedicação e nossa missão de continuar trabalhando e apresentar ao mercado, um equipamento inovador e que vem para agregar qualidade, produtividade e inovação ao mercado.”, relata.

Adequeções brasileiras

Novidade vai de encontro à demanda de concreteiras e construtoras e foca nos limites de peso promulgados pela Lei da Balança, que amplia tolerância para pesagem da carga de caminhões em rodovias (em 2021, margem passou de 10% para 12,5% do peso bruto total por eixo nas cargas acima de 50 toneladas; abaixo de 50 toneladas, sendo permitido até 5% de excesso no peso).

A capacidade da autobetoneira AM9C3 UltraEco se traduz em potência uma vez que a mesma transporta oito metros cúbicos de concreto, com ganhos significativos de segurança e economia, mesmo em situações de alta inclinação em aclives ou declives.

Foto: Divulgação

Seu peso, apenas 3.250 kg, que o torna o mais leve do mercado. O design, desenvolvido na Alemanha, somado à estrutura de aço especial, proporciona ao maquinário, estabilidade e peso otimizado na traseira e extensores de descarga em plástico.

A autobetoneira, tem como opcional ainda, a Tampa Ecológica: onde a finalidade é evitar o derramamento do concreto em situações de aclive durante o trajeto, item indispensável em locais de risco de contaminação ambiental.

A empresa alega que, o sistema de transmissão escolhido, o Ecomix II CML da ZF, é significativamente mais leve do que os convencionais.

Passos à frente

Em comparação com modelos anteriores, diferença é 40% menor e 25% mais leve e apresenta como benefícios a redução de paradas para manutenção e o trabalho em locais de difícil movimentação e acesso.

Outra vantagem é que o óleo raramente necessita ser trocado e requer o mínimo de manutenção.

O rolamento elastomérico faz o equipamento adequado para uso mesmo nos mais difíceis locais de trabalho.

Já as espirais de mistura são precisamente conformadas seguindo o contorno do tambor para serem instaladas e soldadas sem tensão. Este procedimento patenteado alivia o estresse nas costuras de soldagem e aumenta a vida útil das espirais.

Os extensores de descarga leves, facilitam a operação e reduzem o peso. Outra novidade é o Sistema de Limpeza Otimizado onde a calha principal de descarga se articula com o objetivo de facilitar a limpeza, manutenção e descarga do concreto diretamente no pavimento ou em caçambas para transporte do concreto através de gruas.

Sistemas diferenciados

Seu Sistema de Pressurização pneumático do reservatório de água e o Sistema de Controle otimizado para facilitar a operação, na área traseira esquerda do ponto de descarga, também foram destaque na apresentação.

“Estamos há 45 anos no Brasil, nosso compromisso de longo prazo com o país só se fortaleceu e não à toa, a primeira betoneira e sistema de bombeio é invenção do Sr. Schwing (fundador da empresa), e isso nos faz profundos conhecedores do setor. Nossa maneira de se relacionar com clientes, parceiros, nossa responsabilidade na comunidade em que estamos inseridos, se mantém atemporal, e esse lançamento é reflexo desta linha de pensamento.”, complementa o CEO.

Equipamento já é realidade na Europa e está consolidado no mercado mundial, com mais de 111 mil unidades comercializadas.

Dentre seus atributos mais funcionais, está a junção à um caminhão 8x4, com baixo peso próprio. Ele tem como diferenciais o 4º eixo direcional dianteiro, que diminui o arraste dos pneus e permite manobras em raios curtos, como ocorre frequentemente nos canteiros de obras, e os entre-eixos com distância de 4.550mm, ideal para melhor distribuição de peso na betoneira.

Forte como aço

Foto: Divulgação

A AM9C3 UltraEco apresenta ainda um atributo essencial para os diversos tipos de projetos que é ser a mais resistente nesse segmento, pois o balão e as pás de mistura são construídas em Hardox - aço especial de alta resistência à abrasão, aumentam a robustez de sua estrutura, sua vida útil e oferece maior durabilidade e resistência ao desgaste do segmento.

Ou seja, com uma estrutura fabricada em aço S 500 MC de alta qualidade, o peso fica reduzido drasticamente, revelando ao mesmo tempo estabilidade e força.

O design do bock traseiro, no estilo ‘C’ de 3ª geração, permite menor fadiga no material e com isso maior durabilidade na estrutura.

Para utilizar esse tipo de aço, é preciso que a fábrica possua ferramentas e máquinas especiais, a fim de aplicar todo o potencial do material na construção do equipamento.

Além de todos esses aspectos, a AM9C3 UltraEco beneficia o meio ambiente, ao apresentar alta economia de combustível. Já no quesito rentabilidade, a autobetoneira possui baixa manutenção e pode ainda se tornar mais leve para aumento da carga útil de transporte, carregamento e produção de cimento. Isso porque é possível customizar o equipamento com dois acessórios: o tanque de água pressurizada em alumínio e as escadas de acesso em alumínio.

Para o gerente da América Latina, Octavio Perdomo, apresentação no Brasil, mostra a potência do mercado nacional: “Este é um produto que até então só o mercado europeu utilizava, e a partir daqui poderemos entender a resposta do setor. O Brasil se mantém forte, superando a crise, e vimos no país, o local ideal para um lançamento deste porte.”, afirma.

Empresa ainda não informou o preço final para aquisição, uma vez que valores variam de acordo com a região.

Resumo de características técnicas da Autobetoneira AM9C3 UltraEco:
  • Capacidade Nominal de Transporte: 9 metros cúbicos
  • Volume Linha de Água: 10.200 litros
  • Volume Geométrico total: 15.000 litros
  • Peso 3.250 kg
  • Porcentagem de Enchimento: 60%
  • Indicação de Tambor: 12,45 Graus
  • Diâmetro do Tambor Misturador: 2.300 mm
  • Altura de alimentação na tremonha: 2.546 mm

Na versão Standard, conta com:
  • Sistema de transmissão ZF Ecomix II CML
  • Sistema de água pressurizado
  • 2 calhas adicionais de plástico
  • Mangueira de água na plataforma
  • Sistema de operação mecânica
  • Calha giratória
  • Mangueira de água na parte traseira do equipamento
  • Tambor e espirais de mistura feitas de Hardoz

Sobre a SCHWING-Stetter:

A SCHWING-Stetter é uma empresa alemã fundada em 1934, com plantas em várias partes do mundo. No Brasil, sua unidade industrial está instalada no município paulista de Mairiporã, a 57 quilômetros da Capital desde 1976. Produz equipamentos para fabricação, transporte, bombeamento, distribuição, reciclagem de concreto e uma linha completa de bombas industriais de pistão para bombeamento de materiais pastosos, mantendo liderança mundial nos seus diversos mercados há várias décadas.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL